Categoria de Notícias

Data:
Calendário

Certificação de Portas Corta Fogo – Alterações

No âmbito da certificação de portas corta-fogo e no seguimento da publicação do documento da União Europeia, GNB-CPR NB-CPR/16/710r1, a 4 de janeiro de 2017, a certificação de acordo com a norma NP EN 16034 - Blocos porta pedonais, portas e janelas de edifícios industriais, de estabelecimentos comerciais e de garagem, características de desempenho resistência ao fogo e/ou características de controlo de fumo implica que as portas cumpram também os requisitos de uma das seguintes normas, conforme aplicável à porta em questão:

• NP EN 13241 Portas e portões industriais, comerciais e de garagem – Norma de produto – Parte 1: Produtos sem características de resistência ao fogo ou de controlo de fumos, ou,
  • NP EN 14351-1 Janelas e portas. Norma de produto, características de desempenho. Parte 1: Janelas e portas pedonais exteriores sem características de resistência ao fogo e/ou de estanquidade ao fumo.

A Declaração de Desempenho do fabricante de portas corta-fogo deve incluir a lista de características essenciais de resistência ao fogo de acordo com a NP EN 16034 e a lista completa das características essenciais indicadas pela NP EN 13241 ou pela NP EN 14351-1, conforme aplicável.

Informamos, ainda, que até à publicação da norma EN 14351-2, as portas pedonais internas resistentes ao fogo não estão abrangidas por esta certificação.

O Regulamento Geral de Certificação de Produto - Condições Particulares Marcação CE RPC foi revisto para contemplar estas regras. Ver regulamento aqui.

Para eventuais esclarecimentos contactar por favor o seu Gestor de Cliente ou os serviços de apoio da APCER.

Informações Adicionais

• Tema: Certificação