Categoria de Notícias

Data:
Calendário

A ISO 9001:2015 e a Inovação

“Nós gostaríamos de inovar, mas o nosso sistema ISO não permite”. Quantas vezes temos ouvido isto ao longo dos anos? Parece que o sistema de gestão da qualidade foi gravado na pedra, sem poder sofrer melhorias mais drásticas do que aqueles pequenos ajustes que fazem parte da filosofia de Kaizen!

Infelizmente, esta perceção errada de que um sistema baseado na ISO 9001 inibe em vez de promover a inovação, tem induzido algumas empresas a olhar para a inovação como uma atividade a ser realizada “fora do SGQ”, e não como parte integrante (e importante!) do mesmo.

Um dos desafios ao desenvolver a nova ISO 9001:2015 era no sentido de descobrir até onde deveríamos ir com este tema de inovação – Requerer que uma empresa inove? Talvez não fosse necessário e/ou realista. Evitar o assunto totalmente, e correr o grande risco de manter o status quo?

Também não! Optámos então por alterar o princípio da gestão da qualidade e a cláusula da ISO 9001 que antes era chamada de “melhoria contínua” para agora se chamar apenas “melhoria”, reconhecendo que existem diversas formas da mesma, incluindo (claro!) a melhoria contínua, mas também melhorias de disrupção, inovação e reorganização. Cabe à empresa definir o mecanismo mais apropriado para tratar as diversas situações que encontra ao longo do tempo.

A ISO também está em pleno processo de desenvolvimento de uma nova série de normas específicas sobre inovação, incluindo uma norma de terminologia (ISO 50500) e uma norma orientativa para Sistemas de Gestão da Inovação (ISO 50501), que seguirá a mesma estrutura de alto nível que a ISO 9001 e ISO 14001.

Resumindo, não é intenção da nova ISO 9001 definir requisitos para gerir a inovação ou impô-la como um requisito para qualquer organização, mas o SGQ deverá ajudar e não dificultar tais iniciativas conforme sejam necessárias para a sobrevivência e sucesso da empresa. No entanto, vale a pena relembrar as palavras do Dr. Deming “Sobrevivência não é obrigatória”!

Nigel Croft
Presidente do Comité Técnico TC176 e Presidente do Conselho de  Administração da APCER Brasil

Informações Adicionais

• Tema: Certificação