Certification Areas

Research certification

MSC

Marine Stewardship Council — Chain of Custody

The MSC – Chain of Custody standard was developed with a focus on seafood traceability.

 

Once the fishery is certified according to MSC Fishery Standard, any organization in the supply chain 'boat to plate" can sell MSC certified product, provided it is certified according to MSC – Chain of Custody standard.

 

This standard ensures that the certified food caught in the oceans comes from certified sustainable fisheries, maintaining out of the supply chain the illegally caught fish and providing reliable information about its origin.

 

This certification allows the use of MSC label on the products sold, assuring the final consumer that the fish capture does not jeopardize the sustainability of the aquatic system and its resources.

 

 

Among the benefits of MSC – Chain of Custody certification are:
  • Easier access to more demanding clients and markets;
  • Possibility of product labelling. 
O MSC - Marine Stewardship Council, é uma organização independente, internacional e sem fins lucrativos, fundada em 1997, com vista a solucionar o problema da sobrepesca.

 

O referencial MSC – Cadeia de Responsabilidade, foi apresentado em Dezembro de 1999, baseado nas melhores práticas de rastreabilidade e em referenciais já existentes. Em Agosto de 2005, na sequência de uma consulta internacional a todas as partes interessadas, surge a actual versão 2. O seu desenvolvimento seguiu os procedimentos recomendados pelo ISEAL – Code of Good Practice for Setting Social and Environmental Standards.

 

A certificação MSC – Cadeia de Responsabilidade permite manter fora da cadeia de fornecimento, peixe capturado ilegalmente. A pesca ilegal é um problema sério, causando danos irreversíveis no eco sistema marinho, nos meios de subsistência e na indústria do peixe em todo o mundo.

 

A rastreabilidade dos alimentos de origem marinha, é um tema cada vez mais discutido no sector. A rotulagem enganosa é um problema complexo e reconhecido internacionalmente, a própria cadeia de fornecimento deste tipo de produtos tem enorme dificuldade em obter informação credível e de qualidade das origens dos mesmos.

 

Os rótulos em produtos de origem marinha devem fornecer informações sobre as espécies, a fonte de pesca e qualquer informação sobre a sustentabilidade do produto. A partir do momento que um pescador obtenha a certificação, o seu produto só poderá ostentar a marca MSC quando todos os intervenientes na cadeia de fornecimento forem certificados de acordo com o referencial MSC – Cadeia de Responsabilidade. Os produtos com o selo MSC são garantidamente provenientes de uma pesca sustentável.

 

A certificação MSC - Cadeia de Responsabilidade é um serviço disponibilizado via parceria APCER e ISACERT.

 

 

Como obter a certificação?

Quando um produto é colocado no mercado com a marca MSC, significa que todas as organizações intervenientes na cadeia de fornecimento, desde o pescador ao distribuidor, estão certificadas de acordo com o referencial MSC – Cadeia de Responsabilidade.

 

Para obter a referida certificação, as organizações têm de passar por um processo de auditoria, para demonstrarem que possuem sistemas eficazes de armazenamento e de manutenção de registos, que comprovem por si só que apenas os produtos com origem nos pescadores certificados possuem marca MSC.

 

Todas as organizações com um certificado válido MSC – Cadeia de Responsabilidade, possuem um código único que deve ser colocado nos produtos certificados de forma a informarem os consumidores que estão a comprar a um fornecedor aprovado.

 

A marca MSC apenas pode ser utilizada em produtos marinhos com origem em pescadores certificados ou por organizações certificadas MSC – Cadeia de Responsabilidade.

 

 

Validade da Certificação

A certificação MSC – Cadeia de Responsabilidade é válida por 3 anos. Durante este período a organização será auditada com o objectivo de avaliar a continuidade do cumprimento do referencial. Após 3 anos será realizada uma auditoria de revisão se organização pretender manter a marca MSC.

 

 

Entre os principais benefícios para as organizações certificadas MSC – Cadeia de responsabilidade destacam-se:
  • Maior facilidade de entrada em mercados ou clientes mais exigentes;
  • Possibilidade de marcação do produto. 
More in this category: « GLOBALG.A.P. UTZ »

Get to know the Certification Areas

APCER Brochure
ico APCER-Brochura 2014
See APCER Institutional Brochure to access all summarized information.
Get in touch
overview icon Atendimento
Contact our Customer Service for additional support and informations.
Guides & Publications
overview icon Guias
See APCER's Guides & Publications to access detailed information.
Education & Training
overview icon Unef
Get to know our offer for the ​​Education and Training area.