Em primeiro lugar é importante perceber o significado de ativo. A norma ISO 55000 - Asset management — Overview, principles and terminology, define ativo como “um recurso, item, coisa ou entidade que tem valor potencial ou atual para uma organização”, ou seja, tudo aquilo que integra e faz parte de uma organização, qualquer aspeto da sua atividade do dia a dia em que há um valor real ou potencial, tangível ou intangível, financeiro ou não financeiro.
O efr é um movimento internacional que, no âmbito da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), se propõe apresentar soluções e dar resposta às questões relacionadas com a conciliação da vida familiar e laboral, o apoio à igualdade de oportunidades e à inclusão dos mais desfavorecidos. É uma resposta à nova cultura socio laboral e empresarial baseada na flexibilidade, no respeito e no compromisso mútuo.
A segurança no local de trabalho é uma preocupação vital para as organizações. Se consultarmos os dados do Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, o panorama é esclarecedor desta preocupação: cerca de 860 mil acidentes de trabalho causadores de lesão ocorrem a cada dia em todo o mundo, atingindo um custo total, direto e indireto, de 2,57 biliões de euros.
Diariamente a nossa vida é marcada pelo uso de veículos, ou por algum grau de interação com os mesmos. São hoje parte indispensável no nosso dia-a-dia, tanto pessoal como profissional. Uma parte significativa da nossa existência acontece nas viagens entre dois pontos, trabalho e casa.
Com a adoção da Estratégia de Lisboa em 2000 foi estabelecido como objetivo central da União Europeia o caminho para uma economia sustentável e inovadora. Este objetivo foi reforçado mais tarde, em 2015, com a Comunicação da Comissão "Fechar o ciclo – plano de ação da UE para a economia circular" e com a apresentação do Pacote de Economia Circular, um pacote legislativo destinado à transição para uma economia circular na União Europeia.
Já todos ouvimos críticas que a implementação da ISO 9001 pode “engessar” organizações, gerando muita documentação e burocracia.
Todos nós sabemos que conhecimentos e experiências adquiridos ao longo dos anos estão entre os maiores patrimónios de qualquer organização. O que correu bem? O que correu mal? Quais são as novidades que a empresa precisa de conhecer e aproveitar para que possa continuar a alcançar os seus objetivos? A nova versão da ISO 9001 introduz estes conceitos pela primeira vez, através dos requisitos da Cláusula 7.1.6 “Conhecimento organizacional”.
As empresas colocam questões como: Se a minha empresa implementar a ISO 27001, obtêm a conformidade com o GDPR - General Data Protection Regulation?
Hoje em dia, as organizações operam em contextos cada vez mais imprevisíveis e complexos, tornando-se fundamental abordar a questão do risco de uma forma consciente, planeada e sistematizada.
A norma ISO 22000 para Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar está em pleno processo de revisão e está prevista a sua publicação em 2018.
Iniciou em Fevereiro de 2016 o Mestrado em Gestão de Sistemas Integrados – Qualidade, Ambiente e Segurança, fruto da parceria entre o ISCTEM - Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique e a EnergyWorks, sendo o único programa de nível superior do gênero em Moçambique, com a duração de dois anos e abrangendo 21 estudantes. No âmbito deste mestrado foi ministrado o Curso de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, da responsabilidade da APCER.
Cada organização é diferente e única. Por esta razão, a ISO 9001:2015 requer que as organizações determinem seu contexto específico no qual operam de forma a garantir que o seu sistema de gestão seja apropriado à realidade.
Sabemos muito bem que qualquer iniciativa organizacional depende da forte liderança vinda do topo.
“Nós gostaríamos de inovar, mas o nosso sistema ISO não permite”. Quantas vezes temos ouvido isto ao longo dos anos? Parece que o sistema de gestão da qualidade foi gravado na pedra, sem poder sofrer melhorias mais drásticas do que aqueles pequenos ajustes que fazem parte da filosofia de Kaizen!
Líder do mercado português de auditoria, a APCER conta com mais de 4 500 certificados atribuídos, tendo capacidade para auditar fornecedores em mais de 50 países. Mais recentemente, entrou na área da responsabilidade social que representa já 20% da atividade.
Considerando os desafios inerentes à atual situação socioeconómica e financeira, quer no espaço Europeu quer em Portugal, aparece como papel relevante o contributo das instituições da economia social, nomeadamente as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), para o alcançar dos objetivos nacionais enquadrados na Estratégia Europeia 2020.
Resultado de muitos anos de trabalho, envolvendo aproximadamente 70 participantes de mais de 30 países, a ISO 55001 “Asset Management – Management Systems – Requirements”, norma internacional que uniformiza mundialmente o conceito de gestão de ativos, foi publicada em janeiro de 2014.
A floresta portuguesa nos últimos vinte anos sofreu um grave revés, através do crescimento abrupto do consumo dos produtos florestais, que não foi acompanhado pelo aumento de produção necessário, o que, associado às alterações climáticas e aos incêndios florestais, criaram um grande desequilíbrio no sector.
A APCER comemora 20 anos de atividade. Desde 1996 que a atividade da APCER tem sido pautada por princípios basilares para o sucesso de qualquer organização: compromisso, competência, integridade e agilidade. Assim, a APCER posicionou-se como entidade de referência desde o início da sua atividade, sendo líder de mercado na atividade de certificação.
A comunicação com partes interessadas permite assegurar a implementação eficaz do sistema de gestão ambiental.
![]() |
Consulte a Brochura Institucional da APCER para ter acesso a toda a informação resumida.
|
![]() |
Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente para apoio e esclarecimentos adicionais.
|
![]() |
Conheça a nossa oferta de serviços e produtos para a àrea da Certificação.
|
![]() |
Conheça a nossa oferta de cursos para área de Educação & Formação da APCER.
|