Áreas de Certificação

Pesquisa de Certificações

NP 4492

Requisitos para a Prestação de Serviços de Manutenção.

 

Nos dias de hoje as actividades relacionadas com a manutenção têm um peso significativo no orçamento das organizações. A optimização dos custos e a disponibilidade dos equipamentos leva cada vez mais as organizações a procurarem um equilíbrio entre os constrangimentos orçamentais e a qualidade do serviço prestado pelo equipamento.

 

 

Por outro lado, e para mitigarem os riscos das actividades de manutenção, as organizações começam a impor um conjunto de requisitos contratuais aos seus fornecedores de serviços de manutenção, entre eles a certificação do serviço prestado. Esta imposição é resultado do elevado impacto que as actividades de manutenção têm na competitividade, nos tempos de resposta e na qualidade do produto final, de uma organização.

 

Neste sentido, e como resultado do trabalho efectuado pela CT 94 (Comissão Técnica Portuguesa de Normalização), presidida pela APMI - Associação Portuguesa de Manutenção Industrial, surge a norma NP 4492 – Requisitos para a Prestação de Serviços de Manutenção.

 

Esta norma pode ser utilizada por qualquer tipo de organização prestadora de serviços de manutenção, independentemente da sua dimensão (micro, pequena, média ou grande empresa) ou da sua área de especialização dentro do largo espectro da manutenção, assim como prestadores de serviços de independentes.

 

 

Principais objectivos: 
  • Definir requisitos para que os prestadores de serviços de manutenção ofereçam aos seus clientes soluções que se alinhem com as suas necessidades e objectivos;
  • Ser um critério de escolha do mercado e um vector comercial e de competitividade para a empresa prestadora do serviço;
  • Reconhecimento e distinção dos concorrentes;
  • Incremento da competência e inovação no mercado;
  • Referencial com vista à certificação de prestadores de serviços de manutenção, e seu controlo periódico, através de auditorias efectuadas por um organismo certificador credível.

 

 

Benefícios na implementação e certificação:
  • Aumento da confiança por parte do cliente nos contratos de manutenção estabelecidos;
  • Melhoria dos serviços prestados;
  • Dinamização e qualificação das equipas de intervenção;
  • Melhorar o desempenho da organização;
  • Uniformizar conceitos na manutenção;
  • Diferenciação no mercado.
Mais nesta categoria: « NP 4445 NP 4494 »

Conheça as Áreas de Certificação

Brochura Apcer
brochura PT
Consulte a Brochura Institucional da APCER para ter acesso a toda a informação resumida.
Pedido de Proposta
overview icon Atendimento
Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente para apoio e esclarecimentos adicionais.
Auditoria & Inspeção
overview icon UNAI
Conheça a nossa oferta de serviços para Auditoria & Inspeção.
Educação & Formação
overview icon Unef
Conheça a nossa oferta de cursos para área de Educação & Formação da APCER.