Categoria de Notícias

Pesquisa de Notícias

Data:
Calendário

A Efacec é a primeira empresa portuguesa a obter a certificação IRIS

A Efacec é a primeira empresa portuguesa a obter a certificação IRIS (Norma Internacional da Indústria Ferroviária) no âmbito dos sistemas de informação aos passageiros, sistemas de comunicação, sinalização e componentes para ferrovias.

Criada pela UNIFE (União das Indústrias Ferroviárias Europeias) e apoiada por operadores, integradores de sistemas e fabricantes de equipamentos, a IRIS é uma norma de gestão de qualidade que complementa a norma de qualidade ISO 9001, reconhecida internacionalmente, acrescentando requisitos específicos essenciais para a indústria ferroviária, através de auditorias efetuadas por entidades certificadoras credenciadas pela UNIFE, com excelente competência e larga experiência na indústria ferroviária.

A implementação da norma IRIS foi uma de várias iniciativas levadas a cabo com o objetivo de melhorar o desempenho da Efacec, centradas essencialmente em gestão de projetos e melhoria contínua, com a participação de todos os colaboradores trabalhando em equipas multidisciplinares de forma a fomentar a eficiência geral da cadeia de fornecimento.

A Efacec possui uma longa história como fornecedor para a indústria ferroviária com várias soluções e projetos em todo o mundo. Desde há vários anos que os sistemas de gestão de qualidade, ambiente e saúde e segurança são certificados de acordo com as normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. A Unidade de Negócios de Transportes da Efacec está igualmente certificada em Investigação, Desenvolvimento e Inovação de acordo com a norma portuguesa NP 4457. Com os investimentos contínuos realizados para aumentar a nossa eficiência bem como a investigação e desenvolvimento de novos produtos e soluções, a Efacec continuará a ser um parceiro fiável para a indústria ferroviária.

No sector ferroviário, a liberalização do transporte ferroviário europeu, torna-se num particular desafio. Devido à pressão competitiva constante, especialmente no mercado europeu de mercadorias, o que a indústria ferroviária mais necessita é de sistemas de transporte chave-na-mão que vão de encontro às necessidades específicas de cada país recorrendo às principais vias intercontinentais e que satisfaçam as restritivas exigências reguladoras.

O que os operadores das ferrovias esperam da indústria ferroviária é competitividade, soluções comprovadas para veículos, instalações e equipamento de controlo que cumpram as exigentes normas de qualidade necessárias para uma utilização diária.

A IRIS é baseada em normas de qualidade semelhantes já em uso nas indústrias aeroespacial e automóvel, com o objectivo de evitar múltiplas auditorias de sistemas de gestão de negócios e, por conseguinte, aumentar a eficiência dos custos.

Objectividade e transparência são apenas garantidas com o uso de entidades certificadoras independentes e certificadas, conhecidas e reconhecidas na indústria.

Âmbito

O âmbito da certificação IRIS obtida pela EFACEC é a comercialização, concepção, desenvolvimento, gestão e realização de projectos, produção, instalação, ensaios, colocação em serviço e assistência técnica de:

• Sistemas de sinalização para transportes;
  • Soluções integradas para telecomunicações e transportes;
  • Equipamentos e cartas eletrónicas;
  • Soluções de telepática e de apoio à exploração para transportes.

Sistemas eléctricos e eletromecânicos para instalações de energia, traçam e sinalização para transportes e telecomunicações.

Benefícios

A implementação bem sucedida da norma IRIS cria uma situação de "win-win" para todas as partes interessadas quer sejam fabricantes de equipamentos, integradores de sistemas ou partes do negócio.

Os objectivos de um sistema integrado funcionam para todos!

Fabricantes de Equipamentos

Os fabricantes de equipamentos estão habilitados a melhorar o seu nível de qualidade e assim promover uma imagem de qualidade mais elevada o que contribui para assegurar um futuro competitivo, tornando-se mais valorizados e visíveis no mercado.

Através da base de dados web IRIS as empresas podem introduzir e actualizar os seus dados.

Com a certificação IRIS, as empresas certificadas IRIS não necessitam de se submeter à Auditoria ISO 9001 dado que a norma IRIS se sobrepõe à norma ISO 9001.

Integradores de Sistemas

Requisitos transparentes, aceites e aplicáveis a todas as partes, tornam-se parte integrante dos sistemas de gestão nas empresas participantes. Isto origina uma melhoria da qualidade ao longo dos vários locais de produção dos integradores de sistemas.

Uma norma da qualidade uniforme simplifica consideravelmente o processo de avaliação e qualificação de fornecedores eliminando assim a necessidade dos integradores de sistemas terem as suas auditorias de aprovação.

Operadores

Os operadores beneficiam das melhorias em toda a cadeia de fornecimento, com equipamento reforçado, material circulante e sinalização. Estes são capazes de confiar num padrão exigente reconhecido internacionalmente pela indústria com um todo.

Como resultado, a qualidade, segurança e fiabilidade aumentam, optimizado o processo de gestão de negócios.

Galeria de Imagens

Informações Adicionais