O grupo APCER disponibiliza serviços de certificação, auditorias na cadeia de suprimentos e treinamento, em qualquer parte do mundo. Com mais de 10 anos de presença no mercado brasileiro, a APCER Brasil ocupa hoje um lugar de referência no seu setor de atividade, como entidade confiável, competente e comprometida com…
Marcado sob
06 Mai 2021

Entrevista | O manejo florestal responsável funciona como uma poderosa ferramenta econômica

Em entrevista à APCER Brasil, Daniela Vilela, diretora executiva do FSC® Brasil, fala sobre a importância do manejo florestal responsável e do papel da entidade — que atua no País há mais de duas décadas — em ações educativas e de combate ao desmatamento

A diretora executiva do FSC® Brasil, Daniela Vilela, concedeu uma entrevista exclusiva à APCER Brasil sobre a importância da responsabilidade socioambiental na gestão florestal, do papel fundamental da entidade no trabalho de conscientização da sociedade sobre o desenvolvimento sustentável e do protagonismo do consumidor em relação ao consumo consciente.

Palco de uma importante crise ambiental, o Brasil vem enfrentando uma perda cada vez maior de sua vegetação nativa e o assunto tem sido destaque recorrente na imprensa nacional e internacional. “Neste momento, talvez mais do que nunca, é nosso papel desmistificar o manejo florestal responsável e mostrar para o maior número de pessoas possível que ele é parte fundamental do combate ao desmatamento ilegal”, comenta Daniela.

Leia a entrevista completa:

APCER BRASIL - Que tipo de produtos e de serviços podem ser certificados pelo FSC®?

Daniela Vilela - Qualquer empreendimento ligado a operações de manejo florestal e quaisquer produtos florestais podem ser certificados. Na modalidade de manejo florestal, estão as empresas ou organizações que manejam florestas de maneira responsável, para obter os produtos madeireiros ou não madeireiros, ou visando apenas a conservação da floresta. Já a certificação de cadeia de custódia se aplica aos empreendimentos envolvidos no processamento e/ou na comercialização de produtos que utilizem insumos florestais madeireiros ou não madeireiros certificados. O objetivo é assegurar a rastreabilidade, desde a produção da matéria-prima nas florestas até o consumidor final. Aqui entram serrarias, movelarias, designers, lojas varejistas, gráficas, indústrias de papel e celulose, toras, painéis e pisos de madeira para construção, cortiça, óleos, produtos cosméticos, embalagens, alimentos como açaí, erva-mate, castanha e mel. Enfim, tudo o que a floresta pode prover é passível de certificação.

APCER BRASIL - De que forma é feita essa certificação?

Daniela Vilela - Resumidamente, tudo começa com o contato inicial com uma certificadora, porque o FSC® é o sistema responsável pelas normas e os certificados são emitidos por certificadoras independentes credenciadas pelo FSC®. Estas certificadoras avaliam a adequação de documentações e das operações conforme as normas, buscando determinar se existe conformidade ou não em sua implementação. Em caso de um resultado positivo, é emitido um certificado que terá validade de cinco anos. Durante este período, a organização certificada deverá receber auditorias anuais de monitoramento, para confirmar a conformidade com os padrões e normas FSC®.

APCER BRASIL - Nesse momento em que a crise ambiental está tão acentuada e os holofotes em relação a ações efetivas contra o desmatamento estão voltados para o Brasil, qual a importância e papel do FSC® no País?

Daniela Vilela - Ainda que não pelos melhores motivos, a agenda ambiental está na pauta da mídia, dos políticos, das empresas e mesmo nas conversas cotidianas da sociedade brasileira — e com bastante destaque. Há mais de duas décadas, a missão do FSC®, no Brasil e no mundo, é difundir e facilitar o bom manejo das florestas, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica. E neste momento, talvez mais do que nunca, é nosso papel desmistificar o manejo florestal responsável e mostrar para o maior número de pessoas possível que ele é parte fundamental do combate ao desmatamento ilegal. Muito além da produção de madeira, o manejo responsável assegura serviços ecossistêmicos como água, armazenamento de carbono e biodiversidade, ao mesmo tempo em que respeita o ciclo natural da floresta, permitindo que ela se regenere naturalmente — funciona como uma poderosa ferramenta econômica, capaz de mudar os níveis de desenvolvimento econômico e social de milhares de pessoas que vivem da e na floresta.

APCER BRASIL - Ainda há algum tipo de dificuldade em conscientizar as organizações sobre a importância da floresta?

Daniela Vilela - A consciência parece até que já existe, mas ela não é capaz de resolver o problema sozinha. Por exemplo, quem maneja a floresta de forma responsável internaliza alguns custos sociais e ambientais que são ignorados por quem opera de forma ilegal. E essa concorrência é muito desleal. Para completar essa equação, sabemos que ações de comando e controle, apesar de fundamentais, nunca serão suficientes para acabar com a ilegalidade. Portanto, também acreditamos na importância da conscientização do próprio governo, para criar políticas públicas mais integradas, que vejam a floresta para além do Ministério do Meio Ambiente ou da Agricultura e inclua nesse debate os Ministérios da Fazenda e da Infraestrutura, por exemplo. É preciso incentivar, permitir que essa economia de base florestal funcione corretamente, escoe sua produção, inove. O potencial é enorme e traz benefícios para todos.

APCER BRASIL - A certificação de manejo florestal e de cadeia de custódia são ações voluntárias tomadas pelas empresas. O que pode ser feito para que essa adesão cresça ainda mais?

Daniela Vilela - É preciso valorizar quem faz bem feito. Nesse sentido, o consumidor tem um poder enorme. E, veja bem, como consumidor entenda você e eu, mas também uma empresa e sua cadeia de suprimento e o próprio Governo, que é o maior consumidor do Brasil. Por meio das compras públicas, ele pode aumentar a demanda e estimular a oferta de produtos vindos do manejo florestal responsável.

APCER BRASIL - Qual a importância de o consumidor conhecer a origem dos produtos que consome?

Daniela Vilela - Justamente fazer escolhas conscientes que valorizem quem trabalha de forma responsável, conservando o meio ambiente e cuidando das pessoas, do nosso futuro. Isso só é possível quando você sabe o que está comprando, de quem e como aquilo foi produzido. Num ciclo virtuoso, o consumo consciente e responsável fortalece as boas práticas. E com mais produtos de boa origem, aumenta a oferta, melhora o preço, mais gente compra e assim seguimos.

APCER BRASIL - O consumidor pode ser uma espécie de incentivador e fiscalizador para fazer com que as empresas busquem a certificação FSC®?

Daniela Vilela - Não podemos colocar toda a responsabilidade no consumidor final, mas sim, sem dúvida, ele tem um poder enorme de incentivar essas boas práticas. O consumidor, no geral, está muito mais informado e também mais ativo, com mais voz. As empresas têm sido cobradas publicamente por comportamentos mais engajados, responsáveis, sustentáveis. Elas estão muito mais expostas e o momento exige mesmo mais transparência, porque essa comunicação é muito direta, aberta. Elas precisam minimizar riscos, cativar as pessoas, porque a concorrência é grande e os atributos desejados não se resumem mais a “preço” e “qualidade”. De certa forma, esses dois elos do sistema, consumidor e empresas privadas, já perceberam os seus poderes e a força dos seus negócios. É uma onda que tem crescido bastante e tem tudo para se espalhar e ganhar cada vez mais corpo. Governos de todo o mundo, inclusive, têm sido pressionados, questionados pelas grandes corporações que já foram cobradas ou ainda são cobradas pelos seus clientes.

APCER BRASIL - Que tipo de medidas ou de políticas públicas poderiam ser desenvolvidas para que haja mais acesso à informação para promover o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente?

Daniela Vilela - No geral, é preciso entender que manejo florestal responsável não é desmatamento. Cada vez que essa associação é feita de forma equivocada, nos afastamos um pouco de uma das principais ferramentas de combate ao desmatamento. Pesquisas mostram que áreas florestais abandonadas têm altas taxas de desmatamento. E enquanto a floresta em pé não for devidamente valorizada — e ela tem um valor inestimável — o que vai valer mais é o solo, e daí já sabemos o resultado. O Brasil já tem áreas desmatadas e degradadas suficientes que, com as tecnologias já disponíveis, poderiam ser muito bem aproveitadas para os mais diversos usos. Colocar a floresta como um empecilho ao desenvolvimento é um discurso antigo e ultrapassado. A floresta é o desenvolvimento. O setor florestal nunca recebeu a atenção que merece. Nunca foi valorizado como precisa. Quando isso acontecer, com infraestrutura, investimento, inovação, estaremos assumindo a nossa principal vocação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da APCER Brasil

Daniela Vilela

Daniela Vilela, diretora executiva do FSC® Brasil

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre nossos serviços de certificação, auditoria e treinamento.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance