O grupo APCER disponibiliza serviços de certificação, auditorias na cadeia de suprimentos e treinamento, em qualquer parte do mundo. Com mais de 10 anos de presença no mercado brasileiro, a APCER Brasil ocupa hoje um lugar de referência no seu setor de atividade, como entidade confiável, competente e comprometida com…
18 Jan 2023

CORSIA | Entrevista com Felipe Sobrinho, Gerente de Gente e Cultura da GOL e responsável pelos temas ESG

O propósito da GOL é estar em linha com a meta global concreta de redução das emissões”.

O Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation – CORSIA) tem como objetivo aumentar a neutralidade de carbono dos voos internacionais sem interromper o crescimento do setor aéreo.

A GOL Linhas Aéreas aderiu ao Regime CORSIA ainda em sua fase piloto de regime voluntário e realizou com a APCER a verificação de seus relatórios de emissão CORSIA. Para trazer mais informações sobre o tema, a APCER falou com o Felipe Sobrinho, gerente de Gente e Cultura da GOL Linhas Aéreas, responsável pelos temas de ESG, Diversidade, Equidade e Inclusão e Centro de Memória GOL.

Leia a entrevista na íntegra:

APCER – O que levou a GOL aderir ao CORSIA mesmo na fase piloto de regime voluntário?

Felipe Sobrinho – O propósito da GOL é estar em linha com a meta global concreta de redução das emissões. Nosso compromisso de zerar as emissões líquidas de CO² até 2050 está alinhado com o plano de ação para atendimento ao Esquema de Redução e Compensação de Emissões da Aviação Internacional (CORSIA, na sigla em inglês), da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). O objetivo dessa iniciativa é o crescimento neutro das emissões da aviação internacional a partir de 2021. Considerando esse ano como linha de base para a medição, a aviação brasileira terá participação obrigatória no CORSIA a partir de 2027.

APCER – Quais são as fases que uma empresa aérea passa para obter a Verificação CORSIA?

Felipe Sobrinho – O CORSIA é um programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a redução e compensação de emissões de CO2 provenientes dos voos internacionais, e assim tem como objetivo atingir o crescimento neutro de carbono, ou seja, que as emissões sejam estabilizadas nos níveis observados em 2020, contribuindo para o crescimento do setor aéreo de forma consciente e sustentável.

Algumas boas práticas devem ser adotadas para a contribuição com o tema, aqui na GOL temos as ações abaixo que contribuem no assunto:

1. Comitê Rota Sustentável: Grupo de colaboradores de diversas aéreas que contribuem com os projetos ambientais, criação de metas e indicadores, realização de eventos para internos, participações em mesas de discussão sobre as iniciativas de pegada ambiental;
2. Programa GOL/ Moss de compensação de carbono de para os mercados B2B e B2C;
3. Análise das nossas emissões do GHG protocol;
4. Implementação do sistema de Gestão Ambiental – SGA;
5. Fortes ações internas de consumo de combustíveis;
6. Renovação da frota com a aquisição de aeronaves 737 MAX, que possuem uma pegada de carbono mais sustentável.

APCER – Como está a adesão do setor aéreo brasileiro em relação ao CORSIA?

Felipe Sobrinho – A aderência é uma opção do Estado, no caso do Brasil entraremos somente a partir 2027, a partir daí, todos os operadores aéreos de voos internacionais devem compensar suas emissões acima da linha base 85% do que foi emitido em voos internacionais no ano de 2019.

APCER – De qual maneira os créditos de carbono podem auxiliar as companhias aéreas a redução/compensação de emissões de carbono?

Felipe Sobrinho – Medidas de mercado como a compensação voluntária de carbono pelos Clientes são uma iniciativa transitória, mas eficiente, enquanto os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), a solução definitiva, não se tornam realidade.

Em junho de 2021, em parceria com a climatech Moss, a GOL lançou a campanha #MeuVooCompensa de forma inédita na América Latina, buscando o engajamento de seus Clientes na responsabilidade compartilhada que é mitigar os impactos da aviação comercial nas mudanças climáticas globais. Também em 2021, a Companhia apresentou as duas primeiras rotas 100% Carbono Neutro do Brasil: Recife-Fernando de Noronha-Recife e Congonhas-Bonito-Congonhas. Em ambas as rotas, a GOL e a Moss assumem a compensação da emissão total de CO2 dos voos, conferindo aos passageiros um certificado de compensação sem nenhum custo adicional.

No período de 1 ano da campanha #MeuVooCompensa, completado em junho de 2022, foram neutralizadas mais de 7 toneladas de CO2 pelos Clientes da GOL, o equivalente a 36 hectares de florestas preservadas.

APCER – Que medidas são estabelecidas com a implementação do CORSIA?

Felipe Sobrinho – A meta global concreta, hoje, são os limites previstos no CORSIA, primeiro mecanismo global de mercado voltado à compensação de emissões setoriais, e que prevê a limitação e a compensação de qualquer aumento anual das emissões totais de carbono da aviação civil internacional acima dos níveis de 2020, válido até 2035.

No contexto das aspirações do setor como um todo, a redução das emissões de carbono em 2050 para a metade do que era emitido em 2005 é meta da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e, hoje, aceita pela indústria da aviação como uma contribuição aos intentos de descarbonização da economia emanadas da COP21 - 21ª Conferência do Clima, realizada em 2015, em Paris.

Essa redução é parte de três objetivos centrais da aviação civil: ganho médio de 2% de eficiência no uso dos combustíveis entre 2010 e 2020 (já atingido); crescimento neutro das emissões do setor a partir de 2020, implementado pelo instrumento CORSIA; e redução de 50% das emissões do setor com referência ao ano base de 2005, cujos mecanismos de atingimento ainda não estão definidos.

APCER – O que são voos internacionais segundo o Regime CORSIA?

Felipe Sobrinho – Voo Internacional: Qualquer operação com decolagem a partir do aeródromo de um Estado Contratante ou seus territórios e aterrissagem em aeródromo de outro Estado Contratante ou seus territórios. Os voos dentro de um mesmo Estado, ou entre um Estado e um dos seus territórios, são considerados como voos domésticos e, portanto, não se enquadram nas exigências de MRV (Sistema de Monitorização, Comunicação e Verificação).

*Nota: A definição de voos internacionais independe do Estado de registro da aeronave ou do Estado ao qual o operador é atribuído. Ao considerar se um voo é internacional ou doméstico, o operador aéreo deve usar o Documento ICAO 7910 (Indicadores de Localização), que contém uma lista de Aeródromos e o Estado atribuído, incluindo os Territórios Ultramarinos.

APCER – A compensação das emissões de carbono será feita apenas para voos internacionais ou também nacionais?

Felipe Sobrinho – A compensação voluntária de carbono pelos Clientes é válida para todos os voos nacionais e internacionais da GOL.

APCER – As emissões de carbono do setor da aviação têm vindo a aumentar nas últimas décadas. A adesão ao CORSIA ajudará o Brasil a atingir a meta de reduzir 50% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030?

Felipe Sobrinho – Sem dúvida, para responder sua pergunta apresento algumas razões pelas quais o Brasil deve aderir ao CORSIA (Fonte de Informação: IDESAM):

1. Quanto mais países aderirem ao CORSIA desde as fases voluntárias iniciais maior será a abrangência e cobertura das emissões, aumentando a eficiência e a integridade ambiental do esquema.
2. De acordo com as regras do mecanismo, a obrigação de redução e compensação de emissões de voos entre dois países, em qualquer um dos períodos, se aplica apenas se ambos os países, de origem e destino do voo, aderirem ao acordo, ou seja, caso o Brasil fique de fora das fases voluntárias, todas as companhias aéreas de qualquer outro país ficam desobrigadas de compensar suas emissões ao viajarem para o Brasil entre 2021 e 2026.
3. Quanto maior for a abrangência do mecanismo, maior será o volume de reduções de emissões que deverá ser reduzido ou compensado, aumentando as oportunidades de investimentos em iniciativas que gerem reduções de emissões, especialmente em países em desenvolvimento.

Filipe Sobrinho
Gerente de Gente e Cultura da GOL e responsável pelos temas ESG

felipe sobrinho 1

Saiba mais sobre nossos serviços de certificação, auditoria e treinamento.

Cadeia Florestal
Treinamento