• Artigos APCER

Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar

A NP 4552:2016 define os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e aplica-se a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente do tipo, dimensão, ...

27 Jun. 2019

Transportes Colectivos do Barreiro - Processo de Certificação da Qualidade

O Conselho de Administração dos Transportes Colectivos do Barreiro considera que o resultado do processo de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade - norma NP EN ISO 9001:2015 e sob a supervisão da APCER a todas as áreas de trabalho dos TCB - contribuiu de forma extremamente positiva, porque desde logo permitiu estabelecer regras de maior proximidade, envolvência e comprometimento de toda a equipa de profissionais ao serviço dos TCB. Permitiu igualmente um conhecimento mais alargado em termos de uma boa prestação dos serviços.

Os Transportes Colectivos do Barreiro procuram de forma continuada o aperfeiçoamento dos seus serviços, algo bem presente nas preocupações da Gestão de Topo. Considerando a experiência que detinha e com base nos novos conhecimentos, as tomadas de decisão de hoje, baseiam-se, em grande medida pelas evidências extraídas do sistema de gestão da qualidade, ferramenta que veio permitir uma maior objetividade relativamente às necessárias ponderações e avaliações das diversas matérias com que nos confrontamos diariamente.

O processo de certificação veio enriquecer e contribuir para uma reeducação e alinhamento processual, permitindo uma homogeneização das atividades, aperfeiçoando entendimentos comportamentais e abrindo espaço a novas oportunidades de melhoria, as quais nos permitirão crescer de forma sólida e assente em princípios básicos de uma boa gestão e organização da estrutura de transportes.

A aposta na Qualidade, reflete também a principal missão dos TCB, que é um exercício da procura permanente em termos da capacidade de resposta às expectativas da população, procurando oferecer a garantia de um serviço moderno e cada vez mais eficaz.

Consideramos que o facto de termos conseguido a atribuição deste Certificado de Qualidade, para além de representar uma nova fase dos Transportes Colectivos do Barreiro, é para nós a tónica base para o futuro desta organização, podendo partilhar lado a lado com toda a comunidade um caminho de crescimento que se espera dinâmico, próspero e sustentável.

João Pintassilgo
Vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro