• Eventos
    A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
23 Set. 2020

Publicação das normas de linhas de orientação NP ISO 10005:2020 - Planos da Qualidade e NP ISO 10006:2020 - Gestão da Qualidade em Projetos

Fruto do trabalho de tradução da CT80, o IPQ publicou recentemente a versão portuguesa das normas de linhas de orientação NP ISO 10005 e NP ISO 10006, relativas a Planos da Qualidade e Gestão da Qualidade em Projetos, respetivamente. Estas normas haviam sido revistas recentemente pela ISO /TC 176 na sequência da publicação da ISO 9001:2015 e da necessidade de proceder à sua atualização.

A NP ISO 10005 fornece orientações relativas a Planos da Qualidade que podem ser aplicados tanto no caso de um sistema de gestão da qualidade como numa atividade de gestão independente. Os Planos da Qualidade permitem relacionar os requisitos específicos do processo, produto, serviço, projeto ou contrato com os métodos e práticas de trabalho. Como benefícios de definição de um plano da qualidade destaca-se o aumento da confiança no cumprimento dos requisitos, a maior garantia de controlo dos processos, e a motivação de todos os envolvidos, podendo ainda contribuir para uma nova perspetiva de oportunidade para inovação e melhoria.

A NP ISO 10006 contém orientações para a Gestão da Qualidade em Projetos, destinando-se a qualquer tipo de projeto, independentemente da dimensão e complexidade. Pretende-se que seja utilizada por pessoas com experiência na gestão de projetos e que necessitam de assegurar que a sua organização aplica as práticas contidas nas normas de gestão da qualidade e de sistemas de gestão da qualidade na gestão dos projetos.

Qualquer organização, com ou sem um sistema de Gestão da Qualidade implementado de acordo com a ISO 9001, pode beneficiar da aplicação destas normas na gestão das suas atividades ou projetos, para melhorar as suas práticas de gestão, potenciando a melhoria contínua e a eficiência das organizações.

Para os profissionais ligados à qualidade, como sejam os gestores da qualidade das organizações, auditores e consultores, a família de norma ISO 10000 é uma fonte importante de conhecimento sobre as boas práticas de gestão da qualidade, que lhes permite aumentar o seu conhecimento e desenvolver as suas competências.

A APCER não pode deixar de congratular a CT 80, a comissão técnica portuguesa, e a Associação Portuguesa da Qualidade pelo esforço que tem vindo a desenvolver no sentido de disponibilizar em português toda a família das normas de gestão da qualidade, facilitando a sua consulta e estudo por parte dos profissionais da qualidade.

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance