A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
15 Out. 2020

Certificação IFS Logistics e IFS Broker

A APCER disponibiliza, através da sua parceria com a Quality Austria, a realização de auditorias de certificação IFS Logistics e IFS Brokers.

Desde Junho de 2020, a APCER assegura a realização destas auditorias através de auditores portugueses, tratando-se de uma vantagem inquestionável para as empresas portuguesas, quer pela flexibilidade na marcação, já que se torna desnecessária a realização de viagens internacionais, quer pela redução na duração das auditorias, pelo facto de não ser necessário o acréscimo de duração pela presença de tradutor.

A norma IFS Logistics, desenvolvida especificamente para armazenamento, distribuição e transporte, bem como atividades de carga e descarga, é aplicável a produtos alimentares e não alimentares. Aplica-se a todos os tipos de transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo ou aéreo) de produtos congelados/refrigerados ou estáveis à temperatura ambiente, encontrem-se eles em estado sólido, líquido ou gasoso. Esta norma aplica-se também a prestadores de serviços de congelação ou descongelação, bem como a empresas de logística que recorrem a prestadores de serviços para as suas atividades de transporte e ou armazenamento.

Os requisitos da IFS Logistics estão divididos em seis capítulos:

• Responsabilidade gestão
  • Sistema de gestão da qualidade e segurança do produto
  • Gestão de recursos
  • Realização do serviço
  • Medições, análises, melhorias
  • Defesa do produto e inspeções externas

À medida que a globalização da cadeia de fornecimento aumenta, as matérias-primas e os produtos passam a ser adquiridos de novas maneiras e de diferentes fontes. Brokers, agentes e importadores são um elemento fundamental para aproximar produtores e retalhistas.

A norma IFS Broker foi desenvolvida para garantir a segurança e qualidade dos produtos, preenchendo a lacuna entre a produção e a distribuição. Os parceiros comerciais esperam que brokers, agentes e importadores comuniquem os seus requisitos de produto aos fabricantes e que essas especificações sejam compreendidas e implementadas.

A norma IFS Broker abrange todas as partes envolvidas na cadeia de fornecimento, no sentido de assegurar que estes implementaram medidas adequadas para garantir que os seus fornecedores operam de acordo com os requisitos de segurança e qualidade do produto. Os brokers, agentes e importadores também devem monitorizar a conformidade dos seus fornecedores para que os produtos fornecidos cumpram as especificações regulamentares e contratuais.

A partir de setembro de 2020, as auditorias IFS Broker podem ser realizadas remotamente. A opção é voluntária e deve ser mutuamente acordada entre a organização auditada e o organismo de certificação. Como fator essencial para a decisão, ambas as partes devem avaliar se o auditor e o local têm acesso e a capacidade de usar efetivamente a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A norma é aplicável a brokers, agentes comerciais e importadores de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, e de embalagens.Os requisitos da IFS Broker são muito semelhantes aos da IFS Logistics e estão divididos em seis capítulos:

• Responsabilidade gestão
  • Sistema de gestão da qualidade e segurança do produto
  • Gestão de recursos
  • Planeamento e realização do serviço
  • Medições, análises, melhorias
  • Defesa do produto

As certificações IFS Logistics e IFS Broker oferecem uma série de benefícios importantes para as empresas que buscam excelência na qualidade do serviço que prestam, a satisfação do cliente, bem como procuram uma vantagem competitiva no seu mercado:

• Maior confiança em fornecedores e produtos, e melhor reputação comercial como fornecedor de produtos seguros e de alta qualidade;
  • Redução do tempo gasto na seleção do fornecedor;
  • Defesa de due diligence;
  • Capacidade de reduzir custos de auditorias individuais combinando uma variedade de auditorias diferentes ao mesmo tempo (as auditorias podem ser realizadas em simultâneo: IFS Logistics e IFS Broker, bem como cada uma delas com a IFS Food, com a inegável vantagem da redução da duração da auditoria total);
  • Redução da necessidade de inspeções de clientes e auditorias independentes de terceiros;
  • Uso do logotipo e certificado da IFS para demonstrar conformidade com os mais altos padrões;
  • Passar a fazer parte da lista de empresas certificadas da base de dados do IFS, acessível a outras empresas com certificação IFS que possam estar à procura de fornecedores em cujo rigor e qualidade de serviço possam confiar.

Gabriela Pinheiro | Agrifood Unit Leader e Auditora IFS

Ana Luísa Paiva | Auditora IFS