COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

05 Jan. 2021

Testemunho | Sociedade Moçambique Telecom, S.A. (Tmcel)

A Sociedade Moçambique Telecom, S.A. (Tmcel) foi criada a 26 de Dezembro de 2018, fruto da fusão por concentração das extintas empresas Telecomunicações de Moçambique, S. A. (TDM) e Moçambique Celular, S.A. (mcel), materializando a decisão emanada do Governo da República de Moçambique de criação uma entidade única, competitiva e sustentável.

A Tmcel é uma operadora de capitais públicos e detentora de licenças de operação das redes móvel, fixa e comummente designada por licença universal.

Em termos históricos, refira-se que a TDM foi fundada em 1981 e era a operadora incumbente de telefonia fixa de propriedade estatal, e mantinha a posição dominante no negócio de voz, dados e internet. A mcel, estabelecida em 1997, foi unidade de negócio da TDM até 2003, tendo-se separado desta no referido ano, por imperativos de regulação do sector, e subsidiária da TDM até 2018, na altura da fusão, e a primeira empresa a promover o serviço de telefonia móvel em Moçambique.

A mcel sempre apostou na inovação e foi a primeira operadora a oferecer continuamente produtos e serviços inovadores ao mercado, ofertas estas que eram competitivas e desenhadas para oferecer um variado leque de ofertas aos clientes, endereçando assim as suas necessidades específicas.

Numa primeira fase, o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente, foi implementado na mcel, isto é, a área móvel. No acto da fusão e por decisão do Conselho de Administração, foi decidida a continuidade deste sistema tendo em conta os beneficios colhidos anteriormente.

Assim sendo, e como forma de se criar uma cultura organizacional única, foi necessário iniciar com a formação e consciencialização de todos os colaboradores da necessidade e beneficios da manutenção e extensão deste sistema integrado. Para tal, foram criadas equipas mistas de trabalho que integraram o projecto denominado de Reengenharia de Processos, com vista à unificação das metodologias de trabalho da nova organização, que incluem a mudança e/ou reavaliação de processos, procedimentos, rotinas, missão e objectivos.

Outro grande desafio foi o enquadramento das novas chefias neste processo e o facto de o mesmo ter decorrido num ano atípico, caracterizado pela pandemia da Covid-19 que, em certa medida, criou alguns constrangimentos na efectivação das actvidades programadas mas que em momento algum puseram em causa o objectivo de extensão do processo de certificação.

Deste modo, podemos afirmar que a Tmcel continua na senda da busca de alcançar a melhoria contínua, através da eficiência, redução de custos operacionais e o aumento da competitividade.

Mahomed Rafique Jusob Mahomed
Presidente do Conselho de Administração