A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
13 Jan. 2021

Código GLN: Novo requisito obrigatório para certificação IFS Food v7

Com a introdução da versão 7 do IFS Food, as empresas que se encontram no Espaço Económico Europeu e no Reino Unido passam a necessitar de um GLN (Global Location Number).

As primeiras auditorias IFS segundo esta nova versão (V7) poderão ser realizadas já a partir do dia 1 de março de 2021. A partir do dia 1 de julho de 2021, a nova versão será obrigatória.

O IFS introduziu o GLN por forma a simplificar a comunicação entre os parceiros comerciais e otimizar a segurança e a verificação da autenticidade dos seus Certificados. O GLN é um recurso adicional que permite às Organizações demonstrarem aos parceiros de negócio a autenticidade da certificação e o cumprimento dos requisitos normativos.

Com esse objetivo, o IFS e GS1 trabalharam juntos numa estreita colaboração, para a definição de novos requisitos para certificados ainda mais seguros. A organização global GS1 é o único fornecedor GLN reconhecido em todo o mundo.

Com a parceria estabelecida entre a GS1 Alemã e o IFS Management GmbH, as organizações podem criar um GLN e efetuar o seu registo automaticamente na base de dados GS1 global GEPIR. Estas duas condições são necessárias para a Certificação.

Se as Organizações já possuírem um número GLN, podem usá-lo na certificação IFS, não necessitando da criação de um novo. Apenas devem registá-lo na base de dados GEPIR. Deve ser garantido que o nome e o endereço da Organização correspondem exatamente às informações constantes no Certificado Válido.

noticia certif IFS

O que é um GLN?

O GLN-Global Location number é o standard GS1 que permite identificar a localização física das Organizações.

Consiste num código numérico de 13 dígitos que foi criado para melhorar a eficiência da comunicação entre os parceiros comerciais, uma vez que é esta identificação – única e inequívoca – que torna possível a troca eletrónica de documentos de negócio assim como a sincronização dos dados de cada produto.

No âmbito da Certificação IFS, o GLN identifica o local para o qual um certificado é atribuído. Como um GLN só pode ser atribuído a um local, é necessária a criação de um GLN por cada local certificado.

O GLN aparecerá na primeira página do relatório de auditoria, bem como no Certificado IFS. A validação é realizada através da base de dados GEPIR.

Base de Dados GEPIR

O registo do GLN na base de dados GEPIR permite demostrar a autenticidade das Organizações.

GEPIR é uma base de dados global GS1 onde se podem encontrar as Organizações e seus endereços através do número GLN. É uma forma de permitir determinar quem é o proprietário real do GLN que consta em cada certificado. O GLN estará ativo na base de dados enquanto a Organização for Cliente GS1.

Para usar um GLN para a Certificação IFS a Organização deve estar registada e ativa na base de dados GEPIR. O nome da Organização e o endereço devem corresponder exatamente à informação constante no certificado. Apenas dessa forma o IFS e os parceiros comerciais podem verificar a autenticidade do GLN e do certificado.

Para mais informações consultar aqui.