A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
04 Mar. 2021

Testemunho | Sonae MC

Em 2005, e de forma totalmente voluntária, a Sonae MC obteve a certificação ambiental do primeiro hipermercado (Continente de Cascais) e do primeiro centro de distribuição logístico (Centro de Distribuição da Azambuja) em Portugal, segundo a norma ISO 14001.

Mas mais importante que ter atingido aqueles marcos históricos a nível nacional, foi a constatação de que os processos relacionados com a concessão e manutenção de certificações ambientais são eles próprios alavancas dinamizadoras de melhorias contínuas na gestão ambiental: (i) quer ao nível do robustecimento do cumprimento das obrigações legais e outros requisitos; (ii) quer ao nível das infraestruturas; (iii) quer ao nível comportamental das equipas das instalações e na influência positiva na promoção de comportamentos e práticas ambientais e socialmente mais responsáveis nos nossos clientes e comunidade envolvente; (iv) quer ainda ao nível da melhoria que se reflete nos principais indicadores ambientais como, por exemplo, os consumos de energia e água, a utilização de gases fluorados com efeito estufa, a gestão de resíduos e a implementação do conceito de economia circular.

Foi neste contexto que a Sonae MC decidiu desenvolver e implementar um Programa de Certificação Ambientais dos vários tipos de instalações que opera (lojas alimentares, centros de distribuição e unidades industriais), dispondo neste momento de 64 instalações (41 lojas Continente, 10 lojas Continente Modelo, 7 lojas Continente Bom Dia, 5 centros de distribuição e uma unidade industrial de processamento de carnes (SOHI)) certificadas segundo a norma ISO 14 001:2015.

Importante também para a nossa Organização é o facto de os ensinamentos retirados nos processos que envolvem as certificações alcançadas - e sucessivamente renovadas - poderem ser reproduzidos nas restantes instalações operadas pela Sonae MC, promovendo assim a melhoria contínua do desempenho ambiental de toda a nossa Organização.

A renovação da certificação ambiental do Centro de Distribuição da Maia, que ocorreu em março deste ano, com destaque para um conjunto de projetos e iniciativas em curso que reforçam o nosso forte compromisso em reduzir a pegada carbónica da SONAE MC, é mais um exemplo da nossa vontade de continuarmos a ser uma empresa bem-sucedida nos planos económico, social e ambiental, contribuindo assim de forma decisiva para o bem-estar das pessoas e do planeta.

Eugénio Cardoso
Co-coordenador do Programa de Certificações Ambientais da Sonae MC

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance