A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
24 Jun. 2021

Dez anos de tripla certificação garantem qualidade e rigor na Litocar

A Litocar comemorou este ano dez anos de certificação às normas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001), Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001) e Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001, agora ISO 45001) e 20 anos do início do processo de certificação à norma ISO 9001:2000. Com a Litocar - Distribuição Automóvel S.A. a iniciar este percurso de tripla certificação, a mesma foi alargada a todas as empresas de retalho automóvel do grupo. Este processo terminou em 2020 com o alargamento da certificação à mais recente empresa do grupo, Litocar Aral, com presença em Torres Novas. Foi também concluído um ciclo de transição de todas as normas para as novas versões, com a transição já em 2021 da norma OHSAS 18001 para a ISO 45001 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde.
Esta certificação, atribuída pela APCER, confirma o cumprimento de normas de elevado rigor e exigência nos serviços prestados em todas as instalações do grupo.

A manutenção da tripla certificação resulta de uma estratégia de melhoria contínua do grupo Litocar, com adoção de medidas que visam garantir a satisfação dos clientes e a resposta às expetativas de todas as partes interessadas.

O grupo tem adotado uma política de qualidade, de sustentabilidade ambiental e de segurança e saúde que está enraizada no plano estratégico da empresa, cuja visão passa por “ser um operador de referência na distribuição automóvel, apoiado nos valores da qualidade e da sustentabilidade, económica, social e ambiental”.

O processo de certificação iniciou-se em 2003, com a obtenção da certificação à norma de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001) por parte da Litocar - Distribuição Automóvel S.A. Na altura, a Litocar foi a primeira concessão da rede Renault a obter esta certificação (exceto as filiais comerciais da marca). Desde então, o grupo Litocar tem trabalhado na melhoria de processos, tirando o melhor partido da transformação digital que se tem acelerado, e conseguindo assim alargar a certificação às restantes normas e empresas do grupo (ver cronologia).

Enquanto empresa certificada, a Litocar assegura competência e rigor na execução dos serviços que presta, de acordo com normas de elevada exigência. Para garantir os critérios da norma Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001), por exemplo, o grupo monitoriza a satisfação dos seus clientes e a qualidade dos serviços prestados, investindo permanentemente nas condições de conforto das suas instalações e na formação dos recursos humanos. O compromisso com a norma ISO 9001 está embrenhado no seu plano estratégico que prevê um crescimento sustentável da empresa.

As questões ambientais, associadas à norma ISO 14001, são outra das grandes preocupações da empresa, que investe continuamente em soluções sustentáveis. A neutralização carbónica, por exemplo, é uma das ambições do grupo. Para a atingir foram instaladas quinze centrais fotovoltaicas e mais de 2200 painéis solares. Este investimento garante que cerca de 50 por cento da energia consumida seja de origem limpa. Além disso, os restantes 50 por cento que provêm de fornecimento externo são também exclusivamente de fontes renováveis, através de um contrato de Energia Verde.
Entre 2017 e 2020 a Litocar reduziu as emissões de CO2 para a atmosfera em 78 por cento.

Finalmente, com a transição para a norma ISO 45001, - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde, o grupo pretende demonstrar a preocupação que tem com esta temática, garantindo condições de segurança em todas as suas instalações, para colaboradores e visitantes. Periodicamente, são ainda realizadas ações de sensibilização para a segurança junto dos colaboradores, com vista ao reforço das regras e procedimentos de segurança internos. Esta preocupação está bem patente nas instalações da sede onde está instalada a Academia Litocar.

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance