A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
13 Out. 2021

Testemunho Colégio Militar | Sistema de Gestão da Qualidade certificado

A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica de uma organização que pode ajudar a melhorar o seu desempenho global e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável” (ISO 9001:2015).

É com enorme satisfação e sentido de responsabilidade, que o Colégio Militar (CM), obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, no âmbito do “ensino regular dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, em regime de internato e externato, e serviços prestados aos Alunos e seus Encarregados de Educação e Gestão do seu Património Cultural onde se incluem as suas Coleções Visitáveis, Espaços e Infraestruturas e acervos bibliotecários”.

É, sem dúvida, um marco para o Colégio Militar, traduzido num profundo processo de reflexão interna a que esta importante e exigente certificação nos obrigou, sendo que este esforço e iniciativa resultou na concessão da certificação de Qualidade ISO 9001:2015, distinção concedida pela APCER, organismo de certificação acreditado e membro da rede IQNet (rede de organismos de certificação, cujos certificados são reconhecidos a nível mundial).

A ISO 9001 assevera uma otimização dos processos, um desenvolvimento ágil nos procedimentos e na própria cultura escolar com um único objetivo: a satisfação dos nossos alunos e suas famílias. O Sistema de Gestão da Qualidade, com toda a sua complexidade e eficiência, apresenta-se como mais uma ferramenta para o sucesso, onde dia após dia nos obriga a procurar soluções, melhorias, inovação e otimização de recursos, não descurando o respeito pelo passado da instituição, preservando a memória do importante património histórico e cultural que tanto prezámos ao longo destes 218 anos de existência.

O processo teve o seu início do ano letivo 2019/2020, fruto da iniciativa da Direção do CM, onde se começou a ponderar a possibilidade de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade passível de certificação face à norma ISO 9001:2015, tendo este processo sido interrompido devido à Pandemia. Apesar dos constrangimentos de um ano atípico, em setembro de 2020, reativou-se todo o processo e apenas um ano volvido, o projeto cumpriu-se, resultado do comprometimento e empenho de todos quantos servem no CM.

Há sempre espaço para uma melhoria contínua e construtiva, e este processo constitui um marco e um passo certo na procura da excelência do ensino, fazendo jus à missão de “assegurar uma sólida formação de matriz militar, intelectual, técnica, física, moral e cívica, inspirada nas qualidades e virtudes da vida militar, e na prossecução dos princípios fundamentais definidos no Sistema Educativo Português, bem como relevar o papel da defesa nacional e das Forças Armadas na sociedade”.

É uma certificação de que muito nos orgulhamos, pois coloca-nos junto a um rol mundial de Instituições e de grandes e pequenas empresas, onde se incluem diversas escolas de renome, que trabalham diariamente para conquistar o sucesso.

Continuaremos, naturalmente, a trabalhar para melhorar e manter este carimbo de qualidade e prestígio.

Direção do Colégio Militar

Imagem CM

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance