Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

15 Nov. 2021

NP ISO 21001 - Educação com Futuro

A NP ISO 21001:2020 - Sistemas de Gestão para Organizações Educativas/Formativas resulta do trabalho da CT 187 - Aprendizagem formal, não formal e informal e, conforme qualquer outro sistema de gestão, pretende uniformizar metodologias para as organizações que fornecem serviços de educação/formação, tendo como principal objetivo aumentar a satisfação dos aprendentes.

Com uma abrangência que inicia na creche e percorre todas as etapas de ensino até chegar às universidades seniores, esta norma tem como propósito assegurar a sua utilização por parte do maior número de organizações enquanto ferramenta de melhoria contínua, aumentando os padrões de qualidade do serviço e melhorando a educação/formação lecionada.

Para além das organizações referidas anteriormente, esta norma também é aplicável a departamentos de formação profissional, que, por exemplo, estejam incluídos dentro de organizações cujo âmbito principal de atividade não seja a educação.

Baseando-se na estrutura de Alto Nível (HLS) da ISO, esta norma está preparada para facilmente ser integrada noutros sistemas já implementados na organização, como é o caso da NP ISO 9001 ou da NP ISO 14001, entre outras.

Quais são os principais benefícios quando uma organização implementa e certifica um sistema de gestão de acordo com a NP ISO 21001?

• Satisfação das partes interessadas;
• Estímulo à excelência e inovação;
• Educação inclusiva e equitativa, promotora da responsabilidade social;
• Ensino personalizado e eficácia de resposta;
• Credibilidade;
• Compromisso com as práticas da gestão da qualidade, melhoria da eficácia dos processos;
• Cultura de melhoria.

A implementação de um sistema de gestão de acordo com esta norma ajudará as organizações a melhorar o seu desempenho global, garantido uma educação mais sustentável e inclusiva.

Rui Pacheco
Development Manager & Technical Manager International and Key Accounts Certification