• Eventos
    A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
03 Jan. 2022

Testemunho | Groundforce Portugal renova certificação ISO 9001:2015

A pandemia causada pela COVID-19, declarada em meados de março de 2020, imergiu o setor da aviação comercial numa crise financeira sem precedentes, com impacto desproporcionado e inesperado em todas as áreas da atividade da Groundforce Portugal.

Nesse contexto, foi possível realizar um balanço e perceber que o ano 2020 foi um ano desafiante, onde a Groundforce Portugal sofreu uma quebra brutal da sua receita, o que foi mitigado, apenas em parte, com recurso aos apoios governamentais e à implementação de medidas de reestruturação.

No entanto, a segunda vaga da pandemia que atingiu fortemente Portugal no início de 2021 tornou a situação financeira da Groundforce Portugal ainda mais débil, culminando na declaração de insolvência da SPdH Serviços Portugueses de Handling, S.A. (Groundforce Portugal), a 4 de agosto de 2021 e na nomeação pelo Tribunal dos Administradores de Insolvência.

Em 22 de setembro de 2021, reuniu-se a Assembleia de Credores da Groundforce Portugal, tendo sido aprovadas pelos credores as propostas para a recuperação da empresa apresentadas.

Sem prejuízo da situação conjuntural que a Empresa atravessa, revela-se de extrema importância a manutenção das certificações subscritas pela Groundforce Portugal (ISO 9001:2015 e ISAGO – IATA), pois permitem a integração dos referenciais aplicáveis no nosso Sistema de Gestão, conferindo-lhe maior organização, produtividade e credibilidade, uma vez que o cumprimento dos requisitos auxilia o desenvolvimento dos processos num processo de melhoria contínua.

Nos dias 13 a 16 de dezembro de 2021, a Groundforce Portugal foi auditada pela APCER ao referencial normativo ISO 9001:2015, com vista à renovação desta certificação. A APCER é um parceiro estratégico de elevada relevância para a nossa organização, com uma relação que remonta a 1997, avaliando ao longo do tempo a conformidade com vários referenciais normativos, contribuindo ativamente para melhoria contínua e desenvolvimento do nosso Sistema de Gestão.

Não obstante as circunstâncias atípicas vividas e as profundas alterações que a nossa empresa atravessa, a Entidade Auditora considerou relevante assinalar como pontos fortes:

- Apesar da situação pandémica e de insolvência, e da consequente redução drástica de atividade, a organização mantém em funcionamento e com eficácia o seu Sistema de Gestão Integrado;
- A resiliência encontrada na equipa auditada face a uma situação altamente adversa criada pela pandemia COVID-19, pela insolvência, a situação no mercado da aviação, associada à procura de alternativas de negócio ao mesmo tempo que mantiveram a qualidade do serviço prestado ao cliente;
- Equipa técnica muito experiente;
- Detalhe e abrangência da auditoria interna (mesmo nas condições atuais);
- Implementação de medidas de biossegurança, desde março de 2020, para prevenir a doença COVID-19;
- Avaliação da satisfação de clientes com valores muito bons para a atual situação (88%, em linha com anos anteriores).

Este resultado demonstra que, apesar das tantas incertezas que nos rodeiam, a Groundforce Portugal coloca sempre acima de tudo o mais importante: prestar um serviço de qualidade e em total segurança a todos os seus clientes.

A Groundforce Portugal agradece a colaboração e a postura construtiva demonstradas pela APCER no processo de renovação da sua certificação ISO 9001:2015, contribuindo uma vez mais para a melhoria contínua e o desenvolvimento do nosso Sistema de Gestão.

Avatar Luis Piedade

Luis Piedade
Safety & Quality Manager Groundforce Portugal

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance