Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

10 Jan. 2022

Testemunho | Mais 5 empresas do grupo REN certificadas em Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

O processo interno de preparação para a certificação iniciou-se em janeiro de 2021, tendo sido concluída a 2ª fase de auditoria de concessão no final de dezembro 2021. Este foi o resultado de três anos de definição e consolidação de um sistema, que se ambicionou, desde o início, como sendo transversal e integrador, e em que foram desenvolvidas as atividades não só no âmbito do Programa de Inovação da REN, mas também na concretização de um portfólio de projetos de IDI. O processo foi pensado de modo a promover a comunicação aberta e a cultura de Inovação na REN, sendo que a Política de Inovação reflete estes vários prismas.

O âmbito da certificação considera 5 empresas do Grupo: a REN Serviços, e as empresas concessionárias, REN Elétrica, REN Gasodutos, REN Armazenagem e REN Atlântico.

Os principais desafios foram a criação de um sistema que, garantindo o cumprimento dos requisitos da Norma NP4457:2007, se adequasse ao modelo de IDI já testado e em funcionamento, que era conhecido e bem aceite pela organização, e que, por outro lado, captasse também as sinergias de a REN já possuir um Sistema Integrado de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança (SIGQAS).

Como principais vantagens identificam-se a disciplina, metodologia e reflexão de boas práticas que um Sistema de Gestão, aplicado à realidade específica da IDI, incorpora destacando-se, por exemplo, o alinhamento estratégico, a monitorização dos objetivos e dos resultados, a vigilância tecnologia e do ecossistema e a transferência de conhecimento critico.

A obtenção desta certificação é muito gratificante e reconhecedora do esforço que a empresa tem feito no desenvolvimento das atividades de IDI, não só ao nível de desenvolvimento de projetos mas também ao nível da cultura e do ecossistema de inovação.

Susana Ludovino
Responsável pela área de Inovação Operacional