A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
14 Fev. 2022

Produtos têxteis sustentáveis | FSC® (FSC® A000537) para além do papel

Sete em cada dez compradores sentem-se motivados para adquirir um produto quando veem o logo FSC, de acordo com o recente FSC GlobeScan Global Consumer Research 2021. Quase todos nós, enquanto consumidores, já nos deparamos com o logo do FSC® em diversos produtos, como sejam papel, lápis, etiquetas de roupa, embalagens de leite, sacos de papel, rolhas de garrafa, entre outros.

FSC

A crescente adesão a esta norma de certificação, e consequente adoção do logo FSC, é em muito explicada pelo aumento da procura por produtos sustentáveis, produzidos, transportados e vendidos por empresas responsáveis, com preocupações ambientais e sociais.

A indústria têxtil, identificada como uma das mais poluentes, não só devido aos processos de produção e resíduos decorrentes da atividade, mas também pelo modelo de fast fashion, tem vindo a percorrer um caminho para minimizar os impactes resultantes da sua atividade.

Para além das embalagens e etiquetas certificadas FSC®, a estratégia da indústria têxtil e retalhista passa pela adoção de materiais inovadores e sustentáveis, para vestuário, têxteis para o lar, entre outros, como a viscose e a borracha.

texteis

De facto, as fibras celulósicas artificiais (MMCFs), que incluem viscose, modal e liocel e acetato de celulose (Naia), e derivam da madeira ou bambu, representaram o maior crescimento na última década. Estes materiais são encontrados em têxteis-lar, fibras técnicas, não tecidos e vestuário, e podem ser mais ecológicos do que os tecidos sintéticos ou o algodão, se as fibras de celulose vierem de florestas geridas de forma sustentável.

É também possível encontrar estas fibras de madeira FSC e têxteis FSC misturados com outras fibras e tecidos não à base de madeira. São exemplos poliéster, nylon, poliamida, elastano, algodão, cânhamo, linho, lã e seda, etc.

Além das fibras referidas, também a borracha natural pode ter certificação FSC, abrindo as opções de produtos sustentáveis no setor do calçado.

Para dar resposta às exigências do mercado, as marcas de roupa e os retalhistas estão a exigir cada vez mais a utilização deste tipo de materiais certificados, demonstrando que a matéria-prima provém de locais onde há práticas de gestão florestal, que previnem a desflorestação intensiva, preservam a biodiversidade e protegem os direitos dos Povos Indígenas. Com a cadeia de custódia certificada FSC, é assegurada a integridade do material certificado em toda a cadeia de abastecimento, desde a floresta até o produto final.

Regendo-se por princípios de integridade e imparcialidade para a atribuição e manutenção de um certificado a uma organização, são necessárias verificações regulares e independentes de terceira parte, conduzidas por um organismo de certificação acreditado. A APCER, com a sua larga experiência e reconhecimento na área da certificação, disponibiliza às organizações destes setores, a certificação FSC reconhecida internacionalmente, encontrando-se acreditada pela ASI (Assurance Services International).

Pode confiar.

César Gonçalves