• Eventos
    A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
31 Mar. 2022

Apoio à Descarbonização da Indústria ao abrigo do PRR

Portugal assumiu um conjunto de metas a ser alcançado até 2030: redução entre 45% a 55% das emissões de gases com efeito de estufa, 35% de redução do consumo de energia primária, e quota de 47% de energias renováveis no consumo final bruto de energia, dentre outros que podem ser consultados no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030).

São metas ambiciosas, e é nesse sentido que ao abrigo da Componente 11 – Descarbonização da Indústria, integrada na Dimensão Transição Climática do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, foi criado um pacote de Incentivos que visa ajudar empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, do setor da indústria, bem como as entidades gestoras de parques industriais a implementar medidas que se enquadrem dentro das seguintes tipologias de projetos:

a) processos e tecnologias de baixo carbono na indústria;

b) adoção de medidas de eficiência energética na indústria;

c) incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

Estes projetos devem ser desenvolvidos no território nacional, e podem candidatar-se no site do IAPMEI entidades individualmente ou em consórcios, devendo as entidades integrantes dos consórcios ter um estabelecimento legalmente constituído em qualquer uma das regiões NUTS II.

Uma das condições de acesso é a apresentação de uma avaliação ex-ante realizada por uma entidade independente aos beneficiários, que identifique o valor de emissões inicial e fundamente a redução média de emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa das instalações industriais apoiadas a obter com a execução do projeto de investimento.

A APCER, com uma vasta experiência e know-how na verificação de emissões, acreditada pelo IPAC para a verificação CELE, realiza a verificação destes projetos, requisito para esta candidatura.

Para mais informações contacte a APCER: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | +351 926 381 874

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance