A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
29 Abr. 2022

Falha na cadeia de abastecimento e ataques cibernéticos são as principais preocupações das empresas portuguesas

De acordo com o estudo “A Visão das Empresas Portuguesas sobre os Riscos 2022” publicado pela Marsh Portugal em abril, o risco de falha na cadeia de abastecimento e os ataques cibernéticos estão no topo das preocupações das empresas nacionais.

Este estudo, que vai na 8ª edição, contou com a participação de 115 representantes de organizações portuguesas, públicas e privadas, de diversos setores e dimensões, que partilharam a sua perceção sobre os riscos que poderão afetar o mundo e as suas organizações. O estudo foi realizado entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, pelo que a atual guerra na Ucrânia e suas implicações para o resto do mundo não foram consideradas.

Relativamente aos riscos que o mundo vai enfrentar em 2022, os participantes identificaram:

1) Falhas nas medidas de cibersegurança (51%)
2) Pandemia/propagação de doenças infeciosas (48%)
3) Choques nos preços dos produtos (47%)
4) Infação (45%)
5) Eventos climáticos extremos (40%)

Quando questionados acerca dos riscos que as suas empresas terão de enfrentar em 2022, verificou-se uma alteração na ordem das preocupações:

1) Risco de falha na cadeia de fornecimento (58%)
2) Risco de ataques cibernéticos (53%)
3) Instabilidade política ou social (45%)
4) Pandemia/surto (36%)
5) Retenção de talentos (34%)

De referir que a preocupação com as falhas na cadeia de abastecimento ocupava, em 2021, a nona posição com 16%. Por outro lado, assiste-se à passagem da preocupação com ataques cibernéticos para 2º lugar, que dantes surgia em primeiro.

É muito importante que as organizações considerem estes dois riscos e que implementem medidas para os mitigar.

Por outro lado, verificou-se, no estudo, a diminuição das preocupações com as alterações climáticas. No entanto, as organizações e a sociedade não podem esquecer-se que vivemos uma urgência climática e que as medidas para a descarbonização, transição climática e economia circular são fundamentais para a sustentabilidade do planeta.

A APCER está preparada para ajudar as organizações a mitigar os seus riscos. Fale connosco!

Pode aceder ao estudo completo aqui.

Rita Sousa
Market Research Manager | APCER