A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
25 Ago. 2022

Reduzir o desperdício alimentar e melhorar a sustentabilidade ambiental: Bootcamp Master Sustentabilidade e Desperdício Alimentar

Os consumidores estão cada vez mais atentos a questões relacionadas com a sustentabilidade, procurando produtos e marcas que adotam medidas para dar resposta a essas questões. A problemática do desperdício alimentar também está na ordem do dia, sabendo-se que em Portugal, 1 milhão de toneladas de produtos alimentares são desperdiçadas anualmente, o que corresponde a 97 quilos de comida desperdiçada pessoa num ano.

Há, assim, um entendimento, por parte do consumidor, que comprar produtos e marcas ‘responsáveis’ é contribuir para um ato de cidadania e compromisso.

É por isso que as empresas que implementarem ações, integrarem e demonstrarem o compromisso com os pilares da sustentabilidade, e souberem minimizar e tratar os desperdícios alimentares e outros, terão cada vez mais a preferência do consumidor.

O nosso agora, que era um futuro distante há não muito tempo, seja como cidadãos ou empresa, traz grandes desafios em muitos aspetos, não só para alcançar os objetivos traçados dentro da Agenda 2030 das Nações Unidas e do Pacto Ecológico Europeu, mas também para assegurar um futuro melhor para a humanidade.

A avaliação do cenário e das necessidades atuais, bem como o conhecimento e experiência da APCER e dos nossos parceiros traduziu-se no Bootcamp Master sobre Sustentabilidade e Desperdício Alimentar, com o qual marcamos o nosso compromisso em contribuir, trazer mais valias, soluções e possibilidades para que as empresas façam o seu caminho na adoção de práticas sustentáveis e de prevenção do desperdício alimentar.

Consulte o programa do Bootcamp Master sobre Sustentabilidade e Desperdício Alimentar e inscreva-se nesta formação com uma forte componente prática!

Pode ainda conhecer a certificação em Sustentabilidade e Desperdício Alimentar desenvolvida pela APCER, para organizações que pretendam melhorar práticas de sustentabilidade, reduzir o desperdício alimentar resultante das suas operações, e influenciar as partes interessadas, demonstrando o seu compromisso com a sociedade e contribuindo para um mundo mais verde e mais justo.

Aline Torrão

Agrifood Business Developer