A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
26 Set. 2022

Medronhalva® Lda. | Primeira certificação internacional de aguardente de medronho

APCER -  A Medronhalva é uma micro empresa familiar. O que vos levou à produção de medronho e de destilados, como a aguardente de medronho?

MEDRONHALVA - A Medronhalva é uma pequena empresa familiar que está focada na valorização do medronheiro e do medronho, bem como de outros produtos do território onde exerce a sua ação: as Terras de Mondalva. Naturalmente que a aguardente de medronho é um dos produtos que mais se associa a este fruto vermelho e, como tal, não podíamos deixar de produzir a nossa aguardente de medronho em parceria com a Destilaria Caratão e a Unimadeiras S.A.. O medronho em fresco é um produto inovador que estamos em crer que venha ocupar um lugar de relevo no universo dos frutos vermelhos frescos, autóctones e sazonais. Quem os consome será um privilegiado.

APCER - Qual o papel que o medronho pode ter na economia e sustentabilidade da floresta e para o Vale do Alva em particular?

MEDRONHALVA - O medronheiro é uma espécie mediterrânica muito abundante no nosso território, nomeadamente no vale do rio Alva, nomeadamente a partir do concelho de Seia (já próximo da nascente), até à foz, no concelho de Penacova. Como tal, a valorização desta espécie arbustiva através da sua plantação ordenada e da excelência dos produtos que dela derivam, poderá trazer um rendimento acrescentado aos proprietários destes territórios rurais, assegurando-se a sua sustentabilidade ambiental, social e económica.

APCER - O medronho é mais um superfruto? Quais as principais vantagens?

MEDRONHALVA - O medronho é um fruto que tem cativado o interesse de várias universidades e centros de investigação, nomeadamente na descoberta das suas propriedades nutritivas e os benefícios para a saúde humana. O Departamento de Quimica da Universidade de Aveiro, entre outras entidades, tem desenvolvido várias investigações que já permitiram concluir que o consumo de medronho em fresco, muito rico em antioxidantes, pode evitar os radicais livres que são responsáveis por doenças como o cancro e ajudam a controlar os níveis de colesterol e de melhorar a saúde da pele e dos ossos.

APCER - Porquê o FSC?

MEDRONHALVA - O FSC, para além de ser uma norma internacional de grande cobertura e projeção é, hoje em dia, um selo cada vez mais reconhecido pelos consumidores, associando-o a produtos de qualidade, cujo consumo está a contribuir para a sustentabilidade dos territórios de onde são provenientes.

APCER - O que destacam na parceria com a APCER para certificação da cadeia e custódia?

MEDRONHALVA - Para além de ter aceitado este desafio desde o primeiro segundo, a APCER foi extremamente profissional e independente em todo este processo, conferindo rigor, exigência e também pedagogia a uma estratégia inovadora que a Medronhalva definiu desde o início da sua atividade: trazer valor acrescentado a todos os seus produtos, através da certificação e de múltiplas abordagens territoriais sustentáveis.

Carlos Fonseca
Sócio-Fundador