Categoria de Notícias

Pesquisa de Notícias

Data:
Calendário
Calendário

Universidade Aberta promoveu conferência sobre Futuro da EaD em Língua Portuguesa

O Futuro da Educação a Distância em Língua Portuguesa foi o tema escolhido pela Universidade Aberta para a conferência de encerramento das comemorações dos 30 anos que decorreu nos dias 29 e 30 de novembro no auditório Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Na sessão de abertura, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu o percurso de 30 anos da Universidade aberta, distinguindo-a com as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Mérito.
A conferência inaugural coube a Jorge Soares, IT Architect da IBM Portugal, que falou sobre os desafios da inteligência artificial.


No primeiro painel que teve como oradores convidados Luís Carriço (Presidente da Faculdade de Ciências), Ricardo Santos (Cisco Brasil) e Orlando Quilambo (Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique) foi abordado o tema da Educação Digital, nomeadamente a promoção da literacia digital, a sustentabilidade curricular e as aprendizagens automáticas.


O segundo painel foi dedicado ao tema da qualidade do ensino a distância e o seu reconhecimento e teve como oradores Diogo Casanova (University of West London, Reino Unido), Carlos Lenuzza (CAPES Brasil) e Judite Nascimento (Reitora da Universidade de Cabo Verde) que falaram sobre as realidades das instituições que representam.


A encerrar os trabalhos do dia 29, teve lugar a conferência plenária de António Correia e Silva, docente da Universidade de Cabo Verde.


No dia 30 de novembro, a conferência de abertura teve como oradora convidada a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.


No terceiro e último painel, foi abordado o papel da Educação a Distância na promoção da Língua Portuguesa bem como as políticas públicas para desenvolvimento da sociedade do conhecimento, tendo apresentado comunicações Margarida Mano (Deputada da Assembleia da República), Eugénio da Silva (Secretário de Estado para o Ensino Superior de Angola) e Aires Bruzaca de Menezes (Reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe).


Na conferência de encerramento esteve o Secretário de Estado de Educación y Formación de España. Alejandro Tiana Ferrer, que partilhou a mesa com o Reitor Paulo Dias e o Presidente do Conselho Geral Eugénio Anacoreta Correia. Coube ao Diretor Geral do Ensino Superior, João Queiroz, o encerramento dos trabalhos, em representação do Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor.


A comemoração dos 30 anos da única instituição de ensino superior público a Distância e elearning em Portugal foi o corolário do percurso realizado com a convicção e determinação de que a busca da melhoria contínua e da qualidade é fator essencial para a excelência na gestão.


Imbuída deste espírito, em 2011, a UAb obteve da APCER a certificação dos seus serviços pela NP EN ISO 9001, tendo a continuidade desta parceira assegurado, em 2017, a certificação da Segurança da Informação, no âmbito da plataforma de elearning (ISO/IEC 27001) e em 2018 a obtenção da certificação dos serviços, pela versão de 2015 da NP EN ISO 9001.

 

 MG 8562

Informações Adicionais

  • Tema: Institucional
  • Data: quarta, 05 dezembro 2018

Últimas notícias

Ver mais notícias

Conheça as Áreas de Certificação

Brochura Apcer
brochura PT
Consulte a Brochura Institucional da APCER para ter acesso a toda a informação resumida.
Pedido de Proposta
overview icon Atendimento
Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente para apoio e esclarecimentos adicionais.
Certificação
certificacoes
Conheça a nossa oferta de serviços e produtos para a àrea da Certificação.
Educação & Formação
overview icon Unef
Conheça a nossa oferta de cursos para área de Educação & Formação da APCER.