Climate Change, nova área especializada da APCER

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

24 Out. 2019

A última versão do ISO Survey apresenta resultados mais confiáveis

Todos os anos a ISO realiza, mundialmente, uma pesquisa (o “ISO Survey”) sobre o número de certificações existentes conforme as diversas normas ISO de sistemas de gestão. O Survey teve inicio em 1990, quando era conduzido pela Mobil (empresa norte-americana de petróleo) e desde então inclui um desdobramento do número de certificados emitidos por país, por ano e por setor da economia. Desde 1996 a pesquisa é conduzida pela própria ISO, através da sua direção responsável pelo Comité de Avaliação da Conformidade (a ISO/CASCO).

Como qualquer pesquisa desta natureza e grandeza, o método de verificação e análise da informação tem sido aprimorado ao longo dos anos com o objetivo de alcançar resultados mais confiáveis. Depende, sobretudo, das informações fornecidas pelas diversas entidades certificadoras em todo o mundo, mas sem nenhuma obrigatoriedade da sua parte em fornecer tais informações. Ao longo dos últimos anos a ISO tem introduzido melhorias específicas para minimizar eventuais distorções (por exemplo, para evitar “contagens múltiplas” de certificados emitidos para a mesma empresa por certificadores diferentes, ou sobre acreditações múltiplas; inclusão de certificações “não-acreditadas”; a forma de contar dados de certificações tipo “multi-site” e o desempenho variável na submissão de dados por algumas certificadoras, entre outros motivos).

O último (27º) ciclo do Survey, publicado em agosto de 2019 e com data-referencial de 31/12/2018, está disponível para download gratuito no site https://www.iso.org/the-iso-survey.html. Está disponibilizado em forma de folhas de Excel, o que permite a cada usuário fazer análises das informações e os seus próprios cálculos da forma que mais lhe interessa.

Neste 27º Survey os dados foram colhidos de uma forma diferente e mais confiável do quen os anteriores, por dois motivos principais:

• Foram apenas consideradas certificações válidas aquelas emitidas por certificadoras acreditadas por uma signatária do acordo multilateral (“MLA”) do IAF (International Accreditation Forum);

• A contagem e os números publicados agora discriminam entre o número de certificados propriamente dito e o número total de “sites” cobertos pelas certificações.

Sendo assim, era inevitável que a forma diferente de colher, analisar e reportar os dados causasse um certo “rompimento” com as análises históricas das tendências de crescimento (ou recolha) dos números de certificações, tanto ao nível global como ao nível nacional. Por exemplo, este novo método mais confiável e rigoroso gerou algumas diferenças notáveis como, por exemplo, uma redução sensível nos números reportados por países como China e Itália que, pelo grande número de certificados existentes nestes 2 países, tem tido um impacto nos números globais. (Ver Tabela 1)

tab1

Tabela 1 - Ranking dos principais países em termos de número de certificações para as normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018 (Base: 31/12/2018)

Mesmo assim, o número de sites certificados conforme a ISO 9001:2015 em nível mundial continua bem acima da marca de um milhão (precisamente, são 1.180.965) e conforme a ISO 14001:2015, na faixa de meio-milhão (447.547) – ver Tabela 2.

tab2

Tabela 2 - Dados globais para as principais normas de sistemas de gestão (Base: 31/12/2018)

Neste ano foram incluídas duas novas normas no Survey - a recém-publicada ISO 45001:2018 (Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho) que está substituindo a antiga OHSAS 18001, e a ISO 37001:2016 (Sistemas de Gestão Anti-suborno).

Como mostra a Tabela 2, podemos observar que, para algumas normas (ISO 37001, ISO 22301 - Gestão da Continuidade do Negócio, ISO 50001 - Gestão da Energia, e ISO 39001 - Gestão de Segurança do Trânsito Rodoviário), o número médio de sites por certificado é bem mais elevado que para as demais normas de referência. Para normas como ISO 22000 e ISO 28000, a tendência é de ter apenas 1 site coberto por cada certificado.

Com esta nova metodologia de contagem de certificados e sites, podemos esperar menos distorções e variações nos anos futuros, o que certamente trará um nível de confiança maior.

Nigel H. Croft (Líder da Task Force da ISO para a Revisão do “Anexo L” das Diretivas ISO/IEC; Membro do Conselho Consultivo da APCER Brasil e Membro da Academia Brasileira da Qualidade)