COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

05 Dez. 2019

Decsis | "melhor preparada para nova era da transformação digital"

A Decsis é uma empresa especializada e focada na prestação de serviços no sector das tecnologias da Informação e comunicação com 25 anos de experiência.

Iniciou a sua atividade em 1 julho de 1994 e logo reconheceu a importância de implementação do sistema de gestão da qualidade (à época sistema de garantia da qualidade). A primeira certificação pela família de normas ISO 9000, ocorreu em 1996, ainda pela ISO 9002 e atribuída pelo IPQ. A Decsis tornou-se assim a primeira empresa Portuguesa do sector das Tecnologias de Informação a obter este reconhecimento.

Esta, é a demonstração que para a Administração da Empresa, a implementação do seu sistema de gestão de acordo com os referenciais das normas ISO, constituiu desde a sua origem, uma mais valia para a Empresa ao fomentar a melhoria contínua de forma transversal em todas as atividades, processos e funções da Empresa e promover um desenvolvimento sustentado das atividades.

A evolução do mercado e as exigências dos Clientes, determinaram a implementação de novos referenciais pela Decsis. Assim, em 2016 a Decsis obteve a certificação do sistema de gestão da informação pela ISO 27001 nas suas atividades de housing. Este foi um projeto enriquecedor que dotou a Decsis de novas ferramentas para estar melhor preparada para esta nova era da transformação digital, em que a informação, a sua proteção e privacidade revestem-se de especial importância para os vários intervenientes – Colaboradores, Clientes, Parceiros de Negócio,… Foi (É) um projeto abrangente só possível com o envolvimento e participação de toda a estrutura humana da Empresa, sendo esta determinante no sucesso da segurança da informação. Foi um projeto mais longo (cerca de 2 anos) que tendo partido de um âmbito de aplicação restrito, cedo assumiu relevância para toda a Empresa, tendo sido implementado de forma transversal em todas as áreas de atividade, independentemente da certificação.

Mais recentemente, em 2017, a Decsis obteve a certificação ISO 20000-1, nas suas atividades de housing e implementação e suporte de serviços TIC (o âmbito pode ser consultado em decsis.eu), tendo sido feita a transição para o referencial mais recente, ISO 20000-1:2018, no primeiro semestre de 2019. Este foi um projeto especial para a Administração da Decsis que sempre considerou a ISO 20000 como a norma de eleição para o sector das TIC e um verdadeiro guia de boas práticas para estes serviços. Apesar da certificação ser recente as práticas adotadas na Empresa há muito que refletiam as diretrizes desta norma, pelo que o objetivo de certificação se alcançou de forma natural, rápida e eficaz.

Esta experiência de mais de 20 anos na implementação e desenvolvimento de sistemas de gestão, trouxe (novos) desafios ao, questionar de forma permanente e sistemática, práticas e conceitos por vezes enraizados na cultura das Empresas. Só um compromisso sério e empenhado da gestão de topo desde o início do processo, possibilitou implementar um sistema de gestão verdadeiramente enriquecedor e promotor da melhoria e do desenvolvimento sustentado da Empresa.

Sendo a Decsis a empresa mãe de um grupo de empresas de tecnologias de informação, a implementação dos requisitos das normas referidas foi transversal a todas elas, independentemente dos objetivos estratégicos das certificações.

Neste percurso, a APCER demonstrou sempre, desde o princípio, ser o parceiro ideal, dando dessa forma um contributo inestimável para a evolução do Sistema de Gestão Integrado atualmente em vigor no Grupo. Para a Decsis o tema da seleção da Entidade Certificadora foi fundamental para o sucesso conseguido.

Fátima Castro

Diretora do Sistema de Gestão