APCER adere ao Pacto de Mobilidade Empresarial para Lisboa

Mais 20 empresas aderiram ao Pacto de Mobilidade Empresarial para a cidade de Lisboa, um compromisso conjunto promovido pelo BCSD Portugal, pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e por um conjunto de 57 empresas e instituições...

22 Jan. 2020

F3M | Feel Innovation and Technology

A F3M Information Systems fundada em 1987, em Braga – atualmente em Aveiro, Lisboa, Portalegre, Luanda e Maputo - é uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Conta com profissionais altamente qualificados que trabalham diariamente para fornecer as melhores soluções tecnológicas aos seus clientes. A atividade está ligada à conceção, investigação, desenvolvimento, produção e implementação de software para mercados verticais, complementando a sua oferta com o fornecimento de alguns dos principais ERP’s (Primavera e Sage), serviços de consultoria, formação certificada, soluções de infraestrutura TI e telecomunicações para nichos de mercado de valor acrescentado, tais como Economia Social, Óticas, Têxtil, Desporto, Saúde, entre outras.

A F3M toma, em 2007, a decisão estratégica de certificar o seu sistema de gestão da qualidade segundo o referencial ISO 9001 que diariamente contribui não só para a fidelização e captação de Clientes, mas também para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da F3M, através do pensamento crítico orientado aos riscos e oportunidades. A confiança acrescida nos seus processos de desenho e conceção de produtos e serviços permitem que a empresa aceda a novos mercados e que seja capaz de fornecer, de forma consistente, soluções que satisfaçam tanto os requisitos dos Clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis contribuindo assim para o aumento da satisfação dos Clientes, maior notoriedade da marca e melhoria da imagem da F3M perante o mercado e a sociedade em geral.

Os desafios relacionados com a Inovação estiveram sempre presentes, fazem parte do que é ser F3Mer e, em 2010, a organização consegue a certificação do seu sistema de gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, através da NP 4457, enquadrando assim um conjunto de requisitos baseados no novo Modelo de Inovação: o modelo de 5ª Geração conhecido pelo Modelo das Interações em Cadeia, suportado por interfaces e interações entre o conhecimento científico e tecnológico, a organização e a sociedade. A inovação que a F3M preconiza é múltipla e envolve todas as áreas da organização, alavancando o conhecimento e a criatividade de Todos, e em estreita colaboração com as partes interessadas externas sejam elas Clientes, Parceiros, Fornecedores, Universidades e demais Entidades do Sistema Científico e Tecnológico.

Já em 2017, reconhecendo os processos e os sistemas que suportam a prestação dos serviços de Tecnologias de Informação (TI) como absolutamente estratégicos para o seu negócio, a F3M decidiu desenvolver e implementar um Sistema de Gestão de Serviços TI baseado nos requisitos da norma ISO/IEC 20000-1. Praticamente um ano após a certificação - tornando-se a primeira empresa tecnológica portuguesa a obter a certificação no novo referencial pela APCER - a F3M está hoje mais capaz de garantir o cumprimento dos níveis de serviços acordados com os Clientes, com garantias de continuidade, disponibilidade e capacidade dos seus serviços, providenciando níveis adequados de controlo de segurança de informação, melhorando desta forma o desempenho dos seus Serviços e da Organização no seu todo. A norma ISO/IEC 20000-1:2018 ( IT Service Management – ITSM) define um conjunto de requisitos mínimos que todos os prestadores de serviços de TI devem cumprir fornecendo a base a partir da qual se podem desenvolver todas as melhorias inerentes à prestação de serviços. Este referencial está totalmente alinhado com a IT Infrastructure Library (ITIL) do Office for Government Commerce (Reino Unido) e com a ISO 9001. A ISO/IEC 20000-1 constitui assim um desafio para que os prestadores de serviços de TI, internos e/ou externos, possam demonstrar e atestar que desenvolvem serviços TI em conformidade com um standard universalmente aceite, o que constitui claramente uma vantagem competitiva para a F3M.

Passados 13 anos desde a primeira certificação o mundo evoluiu – a transformação digital, a globalização dos mercados, o aparecimento de novos players, os ciclos tecnológicos mais curtos e exigentes - mas o propósito da F3M continua a ser o mesmo: o de levar aos seus Clientes e ao Mercado, produtos e serviços inovadores de elevado valor acrescentado.

Patrícia Reis
Quality & Investment Projects Manager