COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

29 Jan. 2020

A Certificação Ambiental na CIPAN

Para a Cipan, avançar para a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) foi um processo natural, impulsionado pela procura de uma ferramenta que permitisse de forma sistemática o garante da operacionalidade do próprio sistema.

Não tendo por motivação base razões externas à empresa, como seja condição colocada por Clientes ou outros Parceiros, o facto da Cipan ter Licença Ambiental em adicional ao cumprimento dos requisitos legais, foi vista na certificação uma oportunidade para:

- Reforçar junto dos nossos Parceiros o comprometimento da Cipan na melhoria contínua do desempenho ambiental em complemento aos investimentos em curso;

- Implementar uma norma que nos ajude na integração dos diferentes sistemas de gestão internos da Cipan, com a sistematização das metodologias adotadas, com suporte a referenciais normativos com uma estrutura comum. Estas sinergias eliminam tarefas sobrepostas, otimizam recursos e permitem uma monitorização e atuação mais lean.

- Envolvimento dos diferentes departamentos da Cipan, que se ficasse só confinado às obrigações legais, era tarefa exclusiva da equipa do Ambiente. Ao participarem todos existe um sentimento de partilha, em que para alcançar este desafio houve o contributo de cada um dos seus Colaboradores.

- Permitir a redução de custos através da poupança dos recursos usados no setor produtivo através de indicadores e objetivos ambientais monitorizados mensalmente e implementação das ações corretivas em caso de desvio.

Ana Paula Caldeira

EHS Manager