COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

13 Jan. 2021

ISO 22301 - Uma ferramenta de gestão num mundo VUCA

A recente pandemia veio confirmar a ideia de que vivemos num mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), ou, de acordo com a sigla original, VUCA (volatility, uncertainty, complexity e ambiguity).

Mas o que significa este conceito e que ferramentas estão disponíveis para nos ajudar a ultrapassar os desafios que os próximos tempos nos colocarão?

O conceito VUCA foi criado no final dos anos 90 pelo exército norte-americano, tendo como objetivo caraterizar os cenários de guerra que poderiam ser encontrados nos diferentes campos de batalha.

Mais recentemente, por volta de 2010, este conceito começou a ser utilizado também em ambiente empresarial, não diferindo, na sua essência, da ideia original.

Para melhor compreendermos como este conceito se adapta ao mundo empresarial é importante perceber o que cada característica representa individualmente:

• Volatilidade: a palavra volátil caracteriza algo que é incerto, instável e em permanente mudança;
  • Incerteza: por estarmos num mundo muito volátil, tudo pode acontecer, assim sendo a incerteza é uma constante em qualquer organização;
  • Complexidade: a junção da volatilidade com a incerteza dá origem a um mundo empresarial cada vez mais complexo;
  • Ambiguidade: quando juntamos as 3 características anteriormente referidas o resultado é a imprevisibilidade nas decisões das organizações, culminando na ambiguidade.

Face a esta realidade e contexto adverso, como podemos enfrentar e superar estes desafios?

Nos últimos anos, surgiram diversas técnicas e ferramentas que permitem gerir, de uma forma mais eficaz, os desafios de um mundo empresarial cada vez mais competitivo. Uma dessas ferramentas é a norma ISO 22301 - Sistema de Gestão de Continuidade de Negócio

Quais são os objetivos da norma ISO 22301?

Esta norma foi desenvolvida para ajudar as organizações a minimizar o risco associado a acontecimentos disruptivos, especificando requisitos necessários para planear, implementar, monitorizar e melhorar continuamente um sistema de gestão que permita rápida e eficazmente dar resposta aos desafios que possam afetar a organização.

Os principais benefícios para uma organização que implementa e certifica um sistema de gestão de acordo com a ISO 22301 são:

• Permitir reagir a grandes incidentes, através do estabelecimento de medidas adequadas;
  • Prevenir ruturas de processos críticos ao longo da cadeia de fornecimento;
  • Minimizar perdas resultantes de ruturas ou avarias de processos cooperativos;
  • Aumentar a confiança das partes interessadas.

A implementação de um sistema de gestão de acordo com esta norma não evita por si só a imprevisibilidade e as alterações que as empresas sofrem continuamente, no entanto, ajuda a reduzir os riscos associados.

Rui Pacheco,

Certification Technical Manager na APCER

Texto escrito a convite da Revista Pensar Fora da Caixa, do Grupo SD - número 14