COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

04 Mar. 2021

Testemunho | Sonae MC

Em 2005, e de forma totalmente voluntária, a Sonae MC obteve a certificação ambiental do primeiro hipermercado (Continente de Cascais) e do primeiro centro de distribuição logístico (Centro de Distribuição da Azambuja) em Portugal, segundo a norma ISO 14001.

Mas mais importante que ter atingido aqueles marcos históricos a nível nacional, foi a constatação de que os processos relacionados com a concessão e manutenção de certificações ambientais são eles próprios alavancas dinamizadoras de melhorias contínuas na gestão ambiental: (i) quer ao nível do robustecimento do cumprimento das obrigações legais e outros requisitos; (ii) quer ao nível das infraestruturas; (iii) quer ao nível comportamental das equipas das instalações e na influência positiva na promoção de comportamentos e práticas ambientais e socialmente mais responsáveis nos nossos clientes e comunidade envolvente; (iv) quer ainda ao nível da melhoria que se reflete nos principais indicadores ambientais como, por exemplo, os consumos de energia e água, a utilização de gases fluorados com efeito estufa, a gestão de resíduos e a implementação do conceito de economia circular.

Foi neste contexto que a Sonae MC decidiu desenvolver e implementar um Programa de Certificação Ambientais dos vários tipos de instalações que opera (lojas alimentares, centros de distribuição e unidades industriais), dispondo neste momento de 64 instalações (41 lojas Continente, 10 lojas Continente Modelo, 7 lojas Continente Bom Dia, 5 centros de distribuição e uma unidade industrial de processamento de carnes (SOHI)) certificadas segundo a norma ISO 14 001:2015.

Importante também para a nossa Organização é o facto de os ensinamentos retirados nos processos que envolvem as certificações alcançadas - e sucessivamente renovadas - poderem ser reproduzidos nas restantes instalações operadas pela Sonae MC, promovendo assim a melhoria contínua do desempenho ambiental de toda a nossa Organização.

A renovação da certificação ambiental do Centro de Distribuição da Maia, que ocorreu em março deste ano, com destaque para um conjunto de projetos e iniciativas em curso que reforçam o nosso forte compromisso em reduzir a pegada carbónica da SONAE MC, é mais um exemplo da nossa vontade de continuarmos a ser uma empresa bem-sucedida nos planos económico, social e ambiental, contribuindo assim de forma decisiva para o bem-estar das pessoas e do planeta.

Eugénio Cardoso
Co-coordenador do Programa de Certificações Ambientais da Sonae MC