• Eventos
    A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
12 Jul. 2021

APCER | Plano de Recuperação e Resiliência nos Setor de Serviços

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, concebido para impulsionar a recuperação económica e social, tendo presentes os danos causados pela pandemia COVID 19, visa implementar um conjunto de reformas e de investimentos que permitirão ao país retomar o crescimento económico sustentado, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

Este PRR está dividido em três dimensões estruturantes, a RESILIÊNCIA, a TRANSIÇÃO CLIMÁTICA e a TRANSIÇÃO DIGITAL , dividindo-se estas três dimensões, por sua vez, em 20 componentes, das quais se destacam, para o setor de SERVIÇOS, dentro do eixo da Resiliência, a componente 5 – Capitalização e Inovação empresarial e a componente 6 - Qualificações e Competências.

No âmbito da componente 5 - Capitalização e Inovação empresarial, com um valor total de investimento de 1.396 M€, o apoio pretende alavancar, entre outros, o desenvolvimento de novos serviços, com vista a aumentar o potencial exportador das Organizações portuguesas. Neste sentido, a certificação das empresas em normas de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) disponibilizadas pela APCER, como a NP 4457 ou a avaliação da ISO 56002 irão potenciar a sua visibilidade e alcance dos objetivos de inovação.

A implementação e certificação de um Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) é, também, uma ferramenta que atualmente as empresas têm para melhorar o seu desempenho global, permitindo a satisfação dos seus clientes, servir um propósito específico e obter resultados. Neste sentido, poderá ser também um caminho a seguir no âmbito do PRR, potenciando o crescimento económico do País.

A componente 6 – Qualificação e Competências, com um valor total de investimento de 1.359 M€, incidirá, entre outros, no aumento da capacidade de resposta do sistema educativo e formativo e da resiliência do emprego, bem como uma participação equilibrada entre mulheres e homens no mercado de trabalho. Assim, a implementação e certificação de normas como a SA8000 - Gestão da Responsabilidade Social, a NP 4552 - Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, ou mesmo a atribuição da marca FAIR TELEWORK, vão totalmente ao encontro de alguns dos objetivos traçados para esta componente.

As empresas, ao adotarem estas ferramentas estão a promover o trabalho digno e o combate à desigualdade entre mulheres e homens, ao mesmo tempo que fomentam, na Sociedade, a necessidade da procura por fornecedores socialmente responsáveis, o que sem dúvida potencia a concretização do objetivo definido para esta componente do PRR.

A APCER, como Entidade Certificadora reconhecida internacionalmente por várias Entidades de Acreditação, presta estes serviços através de auditorias com auditores altamente qualificados, fornecendo relatórios detalhados, com informação relevante para a Organização, e mantendo uma relação de parceria próxima através de um gestor de cliente dedicado.

Concluímos, fazendo votos de que este Plano de Recuperação e Resiliência, possa ser o Plano de todas as Organizações e de todos os Portugueses, dando resposta aos desafios associados à pandemia, sem precedentes, que enfrentamos e que, em conjunto enquanto País, possamos superar.

Vamos a isso! Consulte-nos, podemos ajudar!

Andreia Martins
Business Developer Services - APCER

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance