Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

26 Ago. 2021

Testemunho | SENHA, Lda.

A SENHA é uma empresa que presta serviços de consultoria e auditoria na área alimentar, assim como uma panóplia de outros serviços associados (desde projetos de instalações de cozinhas e anexos até, por exemplo, o controlo do estado nutricional de populações escolares).

Sendo, a empresa, uma pequena consultora, os seus quadros veem-se confrontados com a necessidade de assumir vários papeis dentro da organização, problema muitas vezes complexo, dada a necessidade imperiosa de que nada fique por tratar, muito principalmente no que aos Clientes diz respeito. Este aspeto, note-se, assume ainda maior relevo e dificuldade se pensarmos que a empresa, por filosofia e por imperativo da sua dimensão, recorre, de forma sistemática, à terciarização de várias atividades funcionais, situação que implica em ainda maiores necessidades de controlo e organização.

A SENHA, entre os seus Clientes, detem organizações de relevante importância e dimensão, nacionais e multinacionais, que incluem municípios, organizações hospitalares, lares, colégios, instituições de ensino universitário, unidades industriais, empresas de comunicações e de informática, etc., sendo alguns desses Clientes organizações dotadas de sistemas funcionais muito próprios e aos quais é necessário dar uma adequada resposta. Esta situação tornava extremamente importante capacitar a empresa com um sistema que garantisse a adaptação a todos e cada um dos seus Clientes, independentemente da sua dimensão ou tipo.

A problemática acima sucintamente descrita, fez com que analisássemos as vantagens e dificuldades de dotarmos a empresa de um sistema de gestão que nos facilitasse a tarefa, tornando clara, junto aos Clientes, a nossa forma de atuação, através de uma adequada padronização dos serviços, da comunicação, enfim, da postura da empresa.

Da análise que fizemos resultou a opção clara pela implementação de um sistema de gestão de qualidade ISO 9001, primeiro de acordo com a norma de 2008 e em seguida e até hoje com a de 2015.

A necessidade de melhorar continuamente a nossa organização e a respetiva performance, oferecendo serviços cada vez mais completos e abrangentes e, por outro lado, adequando o próprio sistema de gestão de qualidade, tornando-o cada vez mais versátil e leve, sem diminuir qualquer tipo de garantia é, em resumo, o que almejamos em permanência, e se constitui no nosso maior desafio e, em simultãneo, na nossa maior vantagem. A manutenção de um sistema de gestão de qualidade certificado tem feito com que consigamos ser uma empresa organizada, disciplinada e, em simutâneo, operacionalmente agil e versátil.

Fernando Amorim Ferreira
Consultor