13ª Edição da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde

A 13ª edição decorrerá no ano letivo 2022/2023. Esta pós-graduação foi desenvolvida pela Universidade Católica Portuguesa em parceria com a APCER com o objetivo de formar profissionais que atendam às necessidades das unidades de saúde em matéria da gestão da qualidade, além de potenciar a investigação nesta área.

20 Jul. 2022

Bem Estar em Bovinos | Derrogações da certificação para os Açores

O IRTA, enquanto responsável pelo esquema de certificação de bem-estar animal Welfair®, através da circular 06-22 veio reconhecer os Açores como Região ultraperiférica da Europa e a especificidade dos sistemas de produção de bovinos na Região Autónoma dos Açores, procedendo a alguns ajustes nos protocolos técnicos de certificação para os bovinos leiteiros e bovinos de carne.

Assim, os referidos protocolos são adaptados à circunstância da prática existente do uso de ordenha móvel em muitas situações na região bem como à existência de criação de animais para engorda em pastagem ou estabulados.

Por outro lado, são adotadas derrogações até 2026 relativamente às seguintes práticas:

- Animais amarrados (vitelos, touros e animais de engorda);

- Fornecimento de água na pastagem;

- Abrigo para animais doentes;

-Instalações para alojamento de vitelos.

Para esclarecimentos adicionais relativos à adaptação dos protocolos Welfair® à Região Autónoma dos Açores e todos os relativos à certificação em Bem Estar animal, envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..