Certificação V-Label para diferenciar produtos vegetarianos ou veganos

Cada vez mais consumidores escolhem produtos vegetarianos ou veganos, pelas mais diversas razões, desde ambientais, de saúde, religiosas ou éticas. Este mercado tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, com mais de 3.500 empresas a confiarem no selo V-Label e mais de 45.000 produtos a ostentarem o selo até 2021.

A APCER é uma das entidades habilitadas pela Associação Vegetariana Portuguesa para realizar auditorias para certificação V-Label em Portugal.

12 Out. 2022

Testemunho JJTOMÉ | Certificação NP 4492 - Prestação de Serviços de Manutenção

A João Jacinto Tomé SA (JJTOMÉ) é a filial portuguesa da EIFFAGE ÉNERGIE SYSTÈMES, empresa do Grupo EIFFAGE especializada na realização e gestão de projetos “chave na mão” no domínio da energia, incluindo instalações elétricas e mecânicas (AVAC e outros fluídos), bem como em manutenção multitécnica.

A JJTOMÉ tem 70 anos de existência, posicionando-se como parceiro junto dos seus clientes no desenvolvimento da sua atividade em quatro mercados, respetivamente: Indústria, Infraestruturas & Redes, Terciário e Municípios & Comunidades. Nestes mercados a JJTOMÉ destaca a sua oferta integrada no âmbito da Eficiência Energética e Descarbonização. Deste modo, indo de encontro às necessidades de cada cliente, a JJTOMÉ oferece uma solução integral desde a avaliação de desempenho energético, elaboração de planos de racionalização de energia, auditorias energéticas, apoio e dimensionamento de sistemas de energias renováveis para autoconsumo, software de gestão de energia, mobilidade elétrica e apoio aos processos de candidatura a fundos comunitários e/ou financiamento direto.

Desde 2001, data da primeira certificação, que a JJTOMÉ aposta na manutenção de um modelo de gestão transparente, flexível e sustentável, baseado num conhecimento profundo de todas as suas atividades e processos e no seu respetivo controlo. A recente certificação pela NP 4492 é uma evidência dessa aposta.

Sendo a manutenção uma área que se perspetiva com forte crescimento, foi decisão da empresa avançar com este novo processo de certificação de forma a potenciar essa concretização.

A metodologia seguida consistiu na criação de uma equipa interna multidisciplinar envolvendo além da equipa da manutenção, os donos dos processos - principais fornecedores internos deste processo core, tendo como orientação uma gap analysis.

Os benefícios que destacamos com a certificação pela NP 4492 são, entre outros:

• Aumento das sinergias internas entre cliente interno (Manutenção) e fornecedores internos;
• Uniformização e sistematização das metodologias da gestão da manutenção;
• Melhoria do desempenho da organização e consequentemente dos serviços prestados;
• Aumento da confiança por parte dos clientes nos contratos de manutenção firmados;
• Diferenciação face aos concorrentes.

O nosso agradecimento à APCER e equipa de auditores pelo espírito critico e contributo com que conduzem cada uma das auditorias, colocando-nos à prova e incentivando-nos continuamente para a melhoria.

Cláudia Lopes | Gestora do Sistema de Gestão Integrado QAS
Rui Esteves | Diretor Operacional da Unidade de Negócios de Manutenção