22 Nov. 2022

V-Label | A garantia de que o seu produto é Vegetariano ou Vegano

Cada vez mais consumidores escolhem produtos vegetarianos ou veganos, pelas mais diversas razões, desde ambientais, de saúde, religiosas ou éticas. Este mercado tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, com mais de 3.500 empresas a confiarem no selo V-Label e mais de 50.000 produtos a ostentarem o selo em 2022.

A Associação Vegetariana Portuguesa é a entidade licenciada para emitir licenças V-Label em Portugal para produtos alimentares e não alimentares. A APCER é uma das entidades auditoras habilitadas pela Associação Vegetariana Portuguesa para realizar auditorias V-Label em Portugal.

A V-Label está presente em mais de 30 países e 97% dos consumidores afirma que já viu o símbolo V-Label, facilitando, aos consumidores, a identificação de produtos vegetarianos ou veganos aquando das suas compras, e às marcas, diferenciarem os seus produtos no mercado cada vez mais competitivo. Fonte: https://www.certificadovegetariano.pt/

Criada pela União Vegetariana Europeia em 1996, na Suíça, a V-Label materializa-se num selo internacionalmente reconhecido que identifica produtos vegetarianos ou veganos, e é atribuído pelo cumprimento de critérios presentes em diretivas internacionais, estipuladas pelo Comité Internacional da União Vegetariana Europeia (UVE), o organismo a nível europeu que tem procurado uniformizar a compreensão dos conceitos "vegetariano" e "vegano".

• Produto Vegetariano: se não contiver animais ou partes de animais. Na sua produção pode ser adicionado ou usado: leite, colostro, ovos, mel, cera de abelhas, própolis ou suarda (wool grease), incluindo lanolina derivada da lã de ovelha viva — o mesmo se aplica aos seus componentes.
  • Produto Vegano: se não forem de origem animal e se em nenhuma das etapas de produção e processamento, tenham sido usados, ou tenham sido suplementadas com:
    • ingredientes e componentes (incluindo aditivos, agentes de transporte, corantes, fragrâncias, aromas e enzimas) ou;
    • adjuvantes/auxiliares de processamento (tecnológicos ou outros) ou;
    • substâncias que não são aditivos, mas que são utilizadas da mesma forma e com as mesmas características tais como adjuvantes/auxiliares tecnológicos, quer transformados, quer não transformados, de origem animal.

As organizações que pretendam a colocação do selo V-label nos seus produtos vegetarianos ou veganos, devem assegurar o cumprimento de um conjunto de critérios internacionalmente reconhecidos. O método de produção do produto vegetariano ou vegano a ser certificado deve ser projetado e implementado de forma a eliminar qualquer risco de contaminação cruzada com substâncias de origem animal, e é proibida a presença de organismos geneticamente modificados (OGM).

A certificação V-label é aplicável a diversos setores, desde o alimentar, têxtil, cosmética e produtos de limpeza. Podem obter a certificação os produtos processados ou fabricados em Portugal, Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

O processo de certificação V-Label pode ser dividido em 5 etapas:

1. Solicitação do serviço + Aceitação das condições contratuais;
  2. Avaliação do produto pela Associação Vegetariana Portuguesa (verificação dos ingredientes/matérias-primas utilizados através da análise das fichas técnicas dos fornecedores) e pagamento da Taxa de Avalia;
  3. Emissão do certificado de licença pela Associação Vegetariana Portuguesa, autorização para aplicação do selo nas embalagens, e pagamento da Taxa de Licença Anual;
  4. As auditorias a novas empresas licenciadas devem decorrer no espaço de 1 ano desde a data da emissão da licença V-Label;
  5. A APCER realiza auditorias periódicas para validar a manutenção das condições que conduziram à emissão do certificado de licença.

Como principais benefícios da certificação V-Label destacam-se:

• Valorização dos produtos e aumento da confiança dos consumidores, através da realização de auditorias por uma entidade independente;
  • Reconhecimento internacional – presente em 30 países e reconhecido pelos consumidores;
  • Diferenciação dos produtos, pela aposição do selo - Cerca de 80% dos consumidores presta mais atenção a produtos com a V-Label e 64% prefere comprar produtos com o símbolo;
  • Cumprimento de critérios internacionais - critérios padronizados, aceites internacionalmente (pela European Vegetarian Union);
  • Mercado em crescimento - Mais de 1 milhão de portugueses tem uma alimentação veggie;
  • Projeção internacional – Aposição do selo V-Label em produtos certificados e em materiais ou campanhas promocionais aprovadas pela V-Label.  Divulgação dos produtos através da rede nacional e internacional de consumidores que acompanham a V-Label (ex. redes sociais, website).

Diferencie os seus produtos veganos e vegetarianos através de auditorias V-Label com a APCER!