• Artigos APCER

A sua empresa é uma entidade familiarmente responsável?

O efr é um movimento internacional que, no âmbito da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), se propõe apresentar soluções e dar resposta às questões relacionadas com a conciliação da vida familiar e laboral...

Climate Change, nova área especializada da APCER

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

• Eventos

SCM Conference 2019

A 6 e 7 de maio irá decorrer a SCM Conference 2019 “Repensar a supply chain”, com o apoio da APCER. O evento decorrerá no Campus da Nova School of Business & Economics, em Carcavelos

07 Fev. 2019

Ribatubos e ISO 9001:2015 - Juntos a crescer

A Ribatubos é uma empresa familiar que conta com quase 22 anos de existência. Criada e gerida por Joaquim R. Luis que após ter trabalhado 29 anos numa empresa do ramo e a mesma ter decretado falência, não baixou a cabeça e com o auxílio dos seus filhos Teresa e Paulo Rosário, criou a Ribatubos, onde podem ser encontrados diversos materiais essenciais para bricolage, serviços de canalização, esgotos, sistemas de rega ou material para jardins.

Inicialmente era constituída por uma pequena loja no centro da cidade de Santarém, mas, o aumento do fluxo de vendas e procura de material levou à necessidade de aumentar o espaço, aumentando a loja e abrindo um armazém, também com venda ao público, na zona industrial de Santarém.

A motivação do gerente e filhos, leva a que a inovação seja o caminho. Teve sempre bem definido o percurso que pretendia seguir e, o mesmo passa pela qualidade do serviço prestado e dos produtos comercializados. Os funcionários da Ribatubos estão formados para prestar ao cliente a informação e ajuda que necessitam quando têm dúvidas sobre o que procuram ou o que melhor se adequa às suas necessidades, sendo este um dos valores que distingue a Ribatubos das grandes superfícies comerciais do mesmo ramo.

O gerente dispensa a presença de um comercial, pois para ele a melhor publicidade é a palavra passada pelo cliente satisfeito. Foi neste sentido que em 2014, sentiu a necessidade de ir mais longe e, mais uma vez pensando na qualidade, enveredou pela certificação pelo referencial normativo ISO 9001:2008. Desta forma poderia definir mais claramente funções e tarefas dos funcionários bem como otimizar processos, clarificar, definir, apresentar, analisar e discutir objetivos e analisar de forma mais clara as reclamações dos clientes, avaliar fornecedores e selecionar os de melhor qualidade, para que assim também os clientes possam sair mais bem servidos.

Após o primeiro ciclo de certificação a organização foi notória e o crescimento empresarial também, levando à contratação de uma Engenheira Responsável da Qualidade e criação de um departamento de qualidade, podendo assim centralizar todos o sistema.

Findo o primeiro ciclo de certificação e com a alteração ao referencial Normativo de 9001:2008 para 9001:2015, em 2017 a Ribatubos procedeu à renovação e atualização do sistema e certificado.

Em todo este processo de certificação a Ribatubos contou com o Apoio da APCER.

Inicialmente optou-se pela APCER por ser a entidade com quem os nossos fornecedores mais trabalhavam, mas com o passar do tempo a APCER cativou pelo seu profissionalismo e auxílio prestado sempre que necessário.

É com esta parceria que pretendemos continuar a evoluir e desta forma juntos, podermos continuar a crescer, sempre com o foco nas necessidades e satisfação dos nossos clientes/partes interessadas.

Teresa Rosário

Administrativa Financeira